Entre os dias 8 e 11 de junho, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro vai realizar um mutirão de extermínio para acabar de vez com os focos da dengue. Nestes dias, o caminhão de coleta vai passar nas casas recolhendo os materiais como pneus, latas, potes, caixas d’água inutilizáveis, entre outros tipos de recipientes que costumam ficar nos quintais acumulando água. A dengue tem assustado os moradores do município. Este ano, as vítimas somam quase 10 vezes mais que no ano passado.
Para o coordenador do setor de zoonoses, o veterinário Marco Paulo Sanches, essa é uma ação que visa acabar com a dengue neste e no próximo ano. “É importante esclarecer que mesmo no período de estiagem os cuidados devem permanecer, porque o ovo do mosquito resiste em média 400 dias sem água. Isso significa que, se eles ficarem instalados no quintal das casas, no próximo período de chuvas eles irão eclodir, arriscando a vida das pessoas.”
Desde o dia 11 de maio, o município recebe uma operação de dedetização que está sendo feita por um método conhecido como “fumacê”, que é a aplicação motorizada do inseticida lambda-cyhalothrin. Os agentes de endemias estão passando pelos lugares onde há maior número de focos e, consequentemente, casos de doentes confirmados. Mas, segundo Sanches, nem todos os pontos são alcançados, principalmente porque nem sempre há quem abra as portas das casas nos horários em que a equipe passa para dedetizar.
Por isso, a adesão da população ao mutirão de extermínio é de suma importância. Não será necessário estar em casa quando o caminhão de coleta passar, basta colocar os materiais para fora no dia estipulado. Uma atitude que não exige muito tempo, mas com certeza gerará grandes resultados. E além de contribuir com a saúde pública, os cidadãos ainda vão ajudar a ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, pois tudo que for coletado será encaminhado para a UTC – Usina de Triagem e Compostagem, sendo posteriormente vendido e gerando mais renda a estes trabalhadores.
Então fique atento e veja abaixo quando a coleta será feita no seu bairro.