21 MAI 2015
O plano é educação para todos

Juliana Rajão em apresentação entusiasmada sobre o PME

Está sendo criado em Conceição do Mato Dentro o Plano Municipal de Educação. Com planejamento de ações para ao longo dos próximos 10 anos, o PME marca um momento de formação de políticas públicas que abrangem a educação municipal, estadual e particular prestadas em todo território do município.

“Temos sofrido com a demanda crescente do município e não podemos continuar sofrendo. Agora é a hora de definir mudanças e construir mecanismos que possibilitem uma educação de qualidade para todos”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Rajão.

O Plano Municipal de Educação atende as diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação, instituído em 2014. Dentre os vetores estão: o direito igualitário à educação, sem distinção de raça, cor ou credo; a inclusão dos portadores de deficiência física; a diminuição da evasão escolar; a capacitação e formação dos professores; a transparência e comprovação dos recursos financeiros.

Para a elaboração do PME, está sendo desenvolvido um trabalho intenso com oficinas temáticas envolvendo a comunidade escolar que, junto com a equipe técnica da Prefeitura Municipal e dos consultores da GAC Serviços Educacionais, formulam respostas para “O que precisamos?”, “O que queremos?” e “Como faremos?”. O resultado desse trabalho será apresentado no dia 29 de maio na Conferência Municipal de Educação e, só depois de validado com a população, o documento será enviado a Câmara de Vereadores para aprovação.