Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Turismo
Cachoeira do Zé Cornicha
Atrativos Naturais
Distância até o distrito: 19km | Distrito: Tabuleiro | Tipo: Cachoeira | Altura: 90m
Sobre o local

A cachoeira do Zé Cornicha está localizada em um afluente do Rio Preto, próximo à entrada do Boqueirão ou Canyon do Rio Preto. Também está inserida nas Unidades de Conservação (UC) do Parque Estadual da Serra do Intendente.

Formada a partir de grandes paredões rochosos, de aproximadamente 90m de altura, constitui-se de uma queda principal, com cerca de 60m, e com volume de água pequeno. O poço formado pela queda d’água possui aproximadamente 30m2 e profundidade de 1,5 a 2m. A água é bastante fria, com tonalidade marrom claro, chegando a ser transparente. Por estar próxima a todo um conjunto de atrativos, é também uma das mais visitadas da região. De frente ao poço, existem grandes lajes (lapas), entremeadas por pequenos arbustos. A vegetação do entorno é rica e variada, com destaque para as bromélias gigantes e sempre-vivas.

Como chegar: O acesso pode ser feito partindo do povoado de Tabuleiro, seguindo a estrada em direção ao Poço Pari. Quando chegar à bifurcação que leva ao poço, prosseguir pela estrada de rodagem, à direita. Passar por duas cancelas (ou porteiras), pelo cemitério e um riacho. Assim que passar por este riacho, mantenha-se ainda pela esquerda, até atravessar o Rio Preto. Seguir por uma trilha na margem esquerda (rio acima) até chegar ao riacho onde está localizada a cachoeira. A caminhada é de aproximadamente 1 hora.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia