19 FEV 2015
Prefeitura faz entrega de EPIs aos servidores

A Prefeitura Municipal, assumida por uma gestão comprometida com a valorização e o cuidado do servidor público, iniciou, no dia 26 de janeiro, a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual: luvas, botas, capacetes e óculos. Os primeiros servidores a receber os dispositivos de segurança foram aqueles lotados da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Serviços.

Os EPIs são utilizados contra possíveis riscos que ameaçam a saúde ou a segurança do trabalhador durante o exercício de sua atividade laboral. A aquisição gratuita do EPI é assegurada pela NR-6 do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina que o empregador forneça os equipamentos e oriente seus funcionários quanto à utilização dos mesmos. Mas esta mesma norma também expõe que são responsabilidades do empregado a utilização e conservação do EPI, bem como o cumprimento das orientações de uso.

“É importante destacar que a proteção do trabalhador só é efetivada com a conscientização dos profissionais. Muitos acabam não usando os equipamentos de proteção por acharem desconfortável ou mesmo por subestimarem a importância do uso, e isso pode levá-los ao acometimento de uma doença ou a um acidente grave”, alertou o Técnico de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal, Antônio Nonato dos Santos.

CIPA

No ano passado, foi instituída, pela primeira vez no município, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que começou a agir assim que assumiu a gestão. Desde então, está sendo realizado o mapeamento de riscos de todas as unidades da Prefeitura e para este ano a CIPA está organizando a I SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com data ainda a ser confirmada, o evento será aberto a toda comunidade interessada em contribuir com ambientes de trabalhos seguros e saudáveis.