18 FEV 2015
Aulas de judô agora também nas escolas

O Projeto Judô Adentro, iniciado em 2013 atendendo os alunos dos projetos Terra Jovem e AABB Comunidade, foi expandido e agora é oferecido também para os alunos da rede municipal de ensino. Os três núcleos, localizados em diferentes pontos da cidade, facilitam e democratizam o acesso ao esporte. A meta é que em 2015 sejam atendidos 450 crianças e adolescentes.

O judô une disciplina com os desenvolvimentos cognitivo e motor, o que faz esta arte marcial ser reconhecida pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura e pelo Comitê Olímpico Internacional como o esporte mais adequado para a iniciação esportiva. E o reflexo dos quesitos responsabilidade e atitude já vem sendo comprovados no dia a dia dos judocas.

“2014 foi um ano de grandes conquistas, tanto na área esportiva como de um grande avanço na área educacional. Nossa equipe finalizou consagrando-se como a 3ª de Minas Gerais, demonstrando seu valor e garra dos atletas. Mas, mais importante que as medalhas são os avanços no comportamento escolar e no seio das famílias”, disse o mestre Albano Corrêa. Ele relembra seus primeiros momentos com aqueles pequenos e jovens cidadãos que, desprovidos de condições financeiras e com suas estruturas emocionais abaladas, não se davam sequer o direito de sonhar. Hoje eles carregam no peito mais do que o ouro dos campeonatos, mas a coragem para seguir e construir uma nova história.

E é pensando nisso, em apresentar novas oportunidades de futuro a estes cidadãos, com o resgate da autoestima e sinalização de um caminho livre das drogas, que a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, traz o Projeto Judô Adentro para dentro das escolas. As aulas serão ministradas na Escola Municipal José Aniceto Costa, no Ginásio Poliesportivo (por intermédio da E.M. João Lima) e serão mantidas as atividades na sede do Projeto Terra Jovem.

Os interessados em participar do Judô Adentro devem ter idade a partir de 5 anos. As aulas são gratuitas e os alunos ainda recebem o uniforme. As inscrições estão sendo realizadas nas secretarias das escolas João Lima e José Aniceto Costa, no Terra Jovem e na Secretaria de Esportes (Rua Basílio Santiago, nº 504 – Brejo). Para mais informações: (31) 3868-2835.

Leia aqui: