30 JAN 2015
É proibido acessar o alto da cachoeira do Tabuleiro com veículos automotores

A administração do Parque Natural Municipal do Tabuleiro tem enfrentado uma prática comum, porém proibida e ambientalmente criminosa, no alto da cachoeira do Tabuleiro: o acesso com veículos automotores, em especial os do tipo “gaiola de trilha”. Os visitantes, que acessam o local por um caminho secundário vindo do Campo Redondo, quebram as normas de visitação do parque, que permitem apenas caminhantes, e têm causado grandes degradações na natureza. Fiscalização está sendo intensificada e penalidades aplicadas.

A maior preocupação do gerente no Parque do Tabuleiro, Lucas Henrique, é com relação ao equilíbrio natural da região, que guarda uma beleza cênica inigualável e é morada de espécies em extinção. “Os cuidados com o bem natural devem ser tomados por todos. Por isso temos uma sede com atendimento ao visitante, onde cada um se identifica e se responsabiliza por todo e qualquer dano que venha causar a natureza”, disse ele, ressaltando que o acesso por vias secundárias dificultam o controle das ações humanas uma vez que os visitantes não preenchem o formulário de entrada.

A Cachoeira do Tabuleiro se encontra numa Unidade de Conservação de Proteção Integral. Desta forma, o PNMT é uma área destinada a proteger e conservar os processos naturais e a biodiversidade. Portanto, quem visitar o parque deve estar ciente de que a degradação ao meio ambiente é crime. A utilização de carro, camionetes, motocicletas, gaiolas ou até mesmo de bicicletas fere a natureza e por isso os condutores estão passíveis de responder por seus atos. Em caso de esporte de aventura, é necessário liberação prévia emitida pela gestão do PNMT.

Para coibir a prática, a administração do parque informou que a área de acesso ao alto da cachoeira está sendo cercada, havendo passagem apenas para pedestres. Mas Lucas lembra que a conscientização das pessoas é a melhor forma de prevenir a destruição do patrimônio natural. “É triste ver o descaso com que alguns tratam aquilo que é o nosso bem maior. Todo aquele que pisar em áreas naturais, seja aqui no parque ou em qualquer outro lugar, deve lembrar que ali têm vida e que a nossa própria vida depende da saúde do meio ambiente”.

Divirta-se com responsabilidade!

Parte superior da Cachoeira do Tabuleiro é encantadora e atrai muitos visitantes