O treinamento da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes terminou na semana passado com treinamento prático. Os cipeiros fizeram sua primeira inspeção observando os riscos de diferentes naturezas que o ambiente de trabalho pode oferecer. Na Escola Municipal José Aniceto Costa, onde o treinamento aconteceu, rampas, escadas, pisos, parte elétrica, iluminação, tudo foi minuciosamente vistoriado pela comissão.
“A aula prática sobre inspeção de segurança visa despertar a visão crítica dos participantes sobre o ambiente inseguro para o trabalhador. Também serve para detectar problemas que possam contribuir para a ocorrência de danos ao patrimônio físico, bem como gerar lesões ou agravos à saúde do trabalhador”, explicou o Técnico de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal, Antônio Nonato. Segundo ele, é muito importante trabalhar preventivamente, avaliando situações potencialmente geradoras de riscos de acidentes, sejam estas derivadas das atividades de trabalho ou mesmo do ambiente.
A atividade prática, realizada dia 19 (quarta-feira), foi possível após o treinamento teórico ministrado nos dias 13 e 14 (), quando os cipeiros tiveram esclarecimentos e aprofundamento sobre inspeção e mapeamento de riscos.
Antes de sair a campo, é preciso conhecer e estudar a planta do local