Nesta quinta e sexta-feira, os membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente foram submetidos ao seu primeiro treinamento com a consultoria da Dinâmica Medicina e Segurança do Trabalho. Os cipeiros receberam instruções para a elaboração do mapa de riscos, que dará as direções dos trabalhos que têm como foco a prevenção. E para prevenir, a melhor estratégia é a educação.
Para isso, já começa a ser planejado o cronograma de palestras e a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2015. O objetivo da CIPA é inserir na cultura do servidor o comprometimento com a vida. Adotar hábitos corretos no desenvolvimento das atividades, em especial para as funções que exigem o manuseio de máquinas e equipamentos ou a exposição a produtos químicos, é a maneira mais eficaz de diminuir os riscos do trabalho.
São exemplos de riscos de trabalho:
– físicos: ruídos, temperaturas excessivas, pressões anormais, vibrações, radiações, umidade.
– químicos: poeira, vapores, fumos, neblina e substâncias químicas em geral.
– biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e bacilos.
– ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, repetitividade.
– de acidentes: máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, eletricidade, incêndio ou explosão, animais peçonhentos.
CIPA
A CIPA, gestão 2014-2015, foi nomeada no dia 16 de outubro e é constituída 50% por servidores eleitos e 50% por indicados, conforme a NR -05 do Guia Trabalhista.
Compete à CIPA trabalhar para identificar os riscos no trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. O desenvolvimento das ações preventivas por parte da CIPA consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes; e ainda, orientar aos demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes.