Depois de colorir o mês de outubro de rosa, chamando a atenção das mulheres para o câncer de mama, é a vez de novembro ficar azul e fortalecer o trabalho de conscientização dos homens sobre o câncer de próstata. Este é o tipo de tumor mais comum em homens com idade acima de 50 anos. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, a expectativa é de que a cada 100 mil homens brasileiros, 70 tenham a doença.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Contabilizando-se todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente na sociedade masculina, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Entre os fatores de risco estão: idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, sedentarismo e excesso de peso. Os hábitos alimentares também contribuem com o surgimento da doença, principalmente se a dieta for rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas.
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Porém, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
A maneira mais comum de diagnosticar o câncer de próstata é por meio de exame físico, mais conhecido como exame de toque. Tão temido pelos homens, especialistas garantem que não há porque resistir. O exame dura cerca de 15 segundos e não interfere em nada na masculinidade. O ideal é que o exame seja feito regularmente a partir dos 40 anos. Caso seja constatado aumento da glândula, o paciente é encaminhado para exames laboratoriais e biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno.
Não se descuide
Se você tem 40 anos ou mais, não perca mais tempo e agende sua consulta com o urologista do município. Vá até a Secretaria Municipal de Saúde munido de identidade e do cartão da Policlínica. Os pacientes que ainda não têm o cartão poderão fazê-lo na SMS no momento do agendamento.
Para mais informações ligue 3868-1717.
Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. A campanha de conscientização ainda envolve temas como câncer de testículos, depressão masculina e cultivo da saúde do homem.