23 OUT 2014
Projeto elaborado pela Prefeitura é escolhido pelo Ministério do Turismo

Um projeto da Secretaria Municipal de Turismo de Conceição do Mato Dentro foi selecionado pelo Ministério do Turismo e receberá verba no valor de R$600 mil (seiscentos mil reais). A iniciativa visa o fortalecimento das cadeias produtivas do turismo regional no entorno do Parque Nacional Serra do Cipó nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Jaboticatubas e Santana do Riacho.

De acordo com o proposto no projeto, os recursos direcionados ao município serão investidos na capacitação de associações de produtores artesanais, eventos de comercialização, aquisição de barracas, confecção de vestimentas para grupos culturais e folclóricos e material publicitário sobre os produtos turísticos da região. Ações que confirmam as diretrizes do Manual para o Desenvolvimento e Integração de Atividades Turísticas do Ministério do Turismo. Segundo o documento, promover a integração entre o artesanato, manifestações culturais e produção agropecuária agrega valor aos produtos da região e resulta em sustentabilidade e incentivo às atividades turísticas da região.

Para a secretária de turismo, Rejane Ottoni, que também assume a coordenadoria do projeto, “trata-se de uma grande conquista porque, pela primeira, Conceição do Mato Dentro executará um convênio com a parceria dos municípios do entorno do Parque Serra do Cipó, qualificando os produtos locais e ampliando seu potencial de comercialização”.

O projeto foi elaborado pelo Escritório de Projetos da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, aprovado no âmbito do Edital 01/2014 de Apoio à Produção Associada ao Turismo e Desenvolvimento Local no entorno de Parques Nacionais, e terá gestão compartilhada com os secretários e associações dos municípios contemplados. O prazo para a execução é de 18 meses.