04 SET 2014
Oficina de reutilização transforma lixo em arte

Os associados à ASCAMATO – Associação dos Catadores de Recicláveis de Conceição do Mato Dentro tiveram ontem a sua rotina de trabalho na UTC – Usina de Triagem e Compostagem quebrada por um momento de interação e iniciação à arte. Uma oficina ensinou os catadores, tão acostumados a separar para reciclar, a também reutilizar os materiais recicláveis.

Conduzida pelas artistas Wânia Lage e Cláudia Guerra, a oficina ensinou a transformar plástico pet em objetos utilitários e de decoração. Eles aprenderam a fazer potes, flores, luminárias e já se programam para aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos. Um espaço na UTC será preparado para futuros momentos de aprendizado e, quem sabe, poderá ser o ateliê dos artistas catadores de Conceição do Mato Dentro.

Os trabalhos iniciais serão expostos em uma tenda da ASCAMATO que ficará montada no Largo do Rosário, de sexta (5) a domingo (7), durante a realização do Projeto Matriz. Lá também será ponto de coleta de materiais recicláveis, chamando atenção para a importância de separar o lixo e dar aos resíduos um destino ambientalmente correto e sustentável.

Visite o espaço e faça sua doação! São materiais recicláveis os resíduos secos: plástico, vidro, papel e metal. A ASCAMATO espera por você.

ASCAMATO

Criada em outubro de 2013, a ASCAMATO trouxe ao município uma identidade no cuidado com o meio ambiente aliado à empregabilidade de pessoas em situações sociais vulneráveis. Considerados importantes agentes ambientais na limpeza urbana, são os catadores os grandes responsáveis pelo sucesso crescente da coleta seletiva, implantada no município em março deste ano. Em pouco mais de cinco meses, a ASCAMATO já comercializou 27 toneladas de resíduos sólidos, e estima-se que o total arrecadado já alcance 31 toneladas.

As artistas Wânia e Claúdia ensinam e ajudam seu novos alunos

A técnica é ensinada, mas a criatividade é de cada um

Após exposta ao calor da chama de uma vela, a flor de pet ganha aparência de vidro