07 JUL 2014
Gestão de Resíduos Sólidos é tema de concurso da Educação

Os alunos da rede municipal de ensino tiveram um aprendizado intensivo no primeiro semestre sobre separação e reciclagem do lixo. Crianças do 1º ao 9º ano desenvolveram diferentes atividades ligadas ao tema e ao final do cronograma participaram do 3º Concurso Ambiental – “LIXO: De onde vem? Para onde vai?” promovido pelo Programa de Educação Ambiental – PreservAÇÃO da Anglo American, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

Com atividades em sala de aula e extraclasse, o desenvolvimento do projeto “levou os alunos a buscar informações, a raciocinar e mostrar os conhecimentos adquiridos através de redações, histórias em quadrinhos, paródias e desenhos”, contou a diretora da Escola do Tabuleiro, Isaíde Luiza, que completou: “são temas essenciais no currículo escolar e que contribuíram muito para a aprendizagem das crianças”.

O projeto culminou em uma premiação incentivadora para os alunos que melhor desempenharam suas tarefas em cada categoria. “A empolgação foi maior em se informar mais para produzir melhor”, disse a diretora sobre o fortalecimento às atividades e ao aprendizado influenciado pelo concurso.

No dia 11 de Junho, foram divulgados os vencedores das quatro categorias. São eles:

Categoria Desenho (1º ao 3º ano) > Daniel Fernandes de Almeida Costa, da Escola Municipal Ana Vieira de Andrade.

Categoria Produção de Texto (4º e 5º ano) > Amanda Rodrigues Dumont, da Escola Municipal Levindo Pinto de Oliveira.

Categoria Paródia (6º e 7º ano) > Sabrina Luiza Leandro Miranda, da Escola Municipal Amador Aguiar.

Categoria História em Quadrinhos (8º e 9º ano) > Mateus Rodrigues Dumont, da Escola Municipal Levindo Pinto de Oliveira.

Formação de Professores

O tema “Gestão de Resíduos Sólidos” foi escolhido como temática do 1º Módulo do curso de formação de professores que os capacitou para acompanhar, avaliar e promover atividades acerca do tema. Segundo Fernanda Carvalho, Analista de Desenvolvimento Social da Synergia Consultoria, empresa responsável pela aplicação do projeto, a escolha da temática se deu pela importância sócio educacional do tema que vem sendo fortalecida no município com a implantação da Coleta Seletiva de lixo. “Dessa forma, integrou-se a formação com as transformações que estão ocorrendo no território”, explicou.

Para a Secretária Municipal de Educação, Juliana Rajão, essa parceria com a Synergia é sensível e importante porque “a Educação Ambiental é o principal instrumento de transformação, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao meio ambiente”. Ela aproveita a oportunidade para parabenizar “os professores pelo empenho, dedicação e comprometimento junto aos seus alunos no desenvolvimento das atividades propostas”.

Trabalho de Daniel Fernandes, vencedor do concurso na categoria Desenho