10 JUN 2014
Aumenta a coleção de ouros no judô

Os alunos do Projeto Judô Adentro foram destaque mais uma vez no Campeonato Mineiro de Judô. Eles, que conquistaram o 5º lugar geral na primeira etapa, com 24 medalhas, subiram uma posição no dia 31 de maio, quando disputaram a segunda etapa em Itabira. Desta vez, eles trouxeram 43 prêmios no peito: 15 de ouro, 19 de bronze e 9 de prata.

“Este sucesso é devido, principalmente, pelas principais diretrizes do esporte: a disciplina, a obediência e a humildade”, disse o Secretário Municipal de Esportes, Antônio da Silva. Ele explica que o Projeto desenvolve a atividade esportiva como forma de inclusão social de crianças e adolescentes e que, por meio da filosofia e da metodologia do judô, “as conquistas extrapolam o espaço do tatame e refletem diretamente nas salas de aula e no ambiente familiar”.

Participaram da II Etapa do Campeonato Mineiro de Judô 95 atletas em idade escolar, membros de famílias de baixa renda e consideradas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o projeto atende 180 alunos do programa Terra Jovem e da AABB Comunidade.

Sobre o Judô

A história do judô começa no Japão em 1882, idealizado por Jigoro Kano, um jovem de 23 anos que fundou o Instituto Kodokan. Sem restringir seus adeptos a homens com vigor físico, mas estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô conquistou milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo.

Integrar o corpo e a mente é a filosofia do judô. Sua técnica exige sim músculos bem fortalecidos, mas um bom preparo físico seria em vão se não houvesse o treino da velocidade da mente. Essa é a arma para dominar o oponente. Mestre Kano já dizia que a vitória representa fortalecimento espiritual. Seu legado é o de que para se tornar um grande lutador é preciso, antes de tudo, ser um grande homem.