09 JUN 2014
Papelão e plástico lideram na coleta seletiva

A última edição do jornal Rumo Certo, o informativo oficial da Prefeitura, divulgou a primeira grande comercialização de lixo reciclável realizada pela ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro. Foram 4,1 toneladas de papelão vendidas com pouco mais de um mês de atividade da UTC – Usina de Triagem e Compostagem e da implantação da coleta seletiva de lixo no município. E pelo o que tudo indica, logo virá mais uma grande negociação por aí.

A adesão dos munícipes ao programa tem sido um sucesso. E os catadores estão tendo bastante trabalho. O processo de triagem do lixo evidencia os materiais mais arrecadados. E papelão é o que não falta. A UTC está sendo tomada por uma montanha do material, que será prensado e organizado por fardos para facilitar a pesagem e o transporte.

As baias destinadas ao plástico também estão cheias. E cheias de satisfação ficam a Prefeitura e a ASCAMATO por saber que aquilo que poderia maltratar o meio ambiente e levar até 100 anos para de decompor está sendo corretamente descartado para depois ser reciclado.

Pesquisas mostram que no Brasil, cada pessoa produz em média 1 quilo de lixo por dia. Deste tanto, 50%, ou seja, 500 gramas são de materiais orgânicos e a outra metade de materiais descartáveis, incluindo os recicláveis.

Salve o planeta! Participe da coleta seletiva!