04 JUN 2014
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Futuro do Médio Espinhaço é debatido em Conceição do Mato Dentro

O Fórum “Debate sobre o Desenvolvimento do Médio Espinhaço”, realizado nos dias 02 e 03 deste mês, reuniu em Conceição do Mato Dentro autoridades e sociedade civil dos municípios da região. Promovido pela SEDRU – Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana de Minas Gerais, o fórum apresentou estratégias para mobilizar e articular o Médio Espinhaço, de forma a transformá-lo numa rede de cidades integradas e fortalecidas. As propostas serão refinadas para posterior reapresentação.

De acordo com a cartilha do Plano de Desenvolvimento Regional, “a questão central é compreender como a região do Médio Espinhaço será modificada em função dos grandes investimentos da mineração. A partir dessa compreensão, o Plano busca estabelecer estratégias que indiquem possibilidades ou limitações de desenvolvimento (socioeconômico e ambiental) inclusivo para a região no longo prazo, e alternativas para que a região se prepare para as mudanças estruturais que ocorrerão.”

Hoje, um dos principais fatores que fazem do Médio Espinhaço bastante frágil é o problema de mobilidade. As dificuldades para circular dentro da região criam dependências de outros municípios, prejudicando a economia local. Por isso, a ideia de um sistema viário que facilite a circulação, tanto dos oriundos das sedes quanto dos distritos, e a implantação de serviços privados como cartórios, açougues, restaurantes, etc. Além disso, a integração da região propiciará consórcios municipais a fim de atender serviços públicos essenciais.

O Plano ainda evita que haja assimetria dos poderes, ou seja, sem monopólio do Estado, municípios, empresas ou quaisquer agentes com interesse na região. Assim sendo, direitos e deveres serão definidos a partir dos processos e transformações que têm afetado o Médio Espinhaço. “O sucesso do planejamento para o desenvolvimento depende fundamentalmente da forma como conhecimento e informação sobre uma realidade presente ou futura é obtida, interpretada e transformada em uma prática política de ação no território” (da cartilha sobre o Plano).

Para o Prefeito de Conceição do Mato Dentro, Reinaldo César de Lima Guimarães, o município é exemplo dos problemas derivados da falta de planejamento. “Quando assumimos a prefeitura, o caos estava instalado. Estamos pagando um preço enorme e os maiores impactos são ainda nas comunidades mais frágeis. Mas agora o Estado acordou para a realidade”, disse ele que, apesar de saber que um planejamento feito neste momento vem para remediar a problemática, está otimista com o projeto. “Estamos reunidos e unidos sem nos acovardarmos para debater com transparência e seriedade o melhor para nossa região”.

Sugestões e propostas retiradas nos debates serão submetidas a nova estruturação e apresentadas em reunião no próximo dia 14.