03 JUN 2014
Iniciado o processo de implantação do Parque Salão de Pedras

Criado por lei em 1999, o Parque Natural Municipal Salão de Pedras está sendo efetivamente implantado pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro. O projeto inclui estruturas de gestão e físicas como sede administrativa, centro de educação ambiental, parque de ciências e rota turística no entorno da área. A previsão é de que tudo fique pronto até 2016.

A primeira etapa será iniciada ainda neste mês com período de conclusão programado em seis meses. É o cercamento do parque. São aproximadamente 10 quilômetros de cerca que delimitarão o que é considerado o “quintal” de Conceição. Isso porque é lá que os conceicionenses buscam refúgio da rotina diária, reúnem-se com os amigos, fazem suas canções e praticam esportes. E é também destino certo para os turistas que querem conferir o mais bonito pôr do sol do Brasil.

A colocação da cerca dará contorno ao desenho da área de urbanização, chamada de Alameda do Parque. Nesta rota, serão formados balneários para os quais haverá um trabalho de proteção e arranjo produtivo do turismo, com instalação de posto de informações turísticas, hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, lojas de artesanatos e tudo mais o que o turista precisa para ser bem recebido e atendido.

Serão investidos no Salão de Pedras R$3,5 mi (três milhões e meio de reais), recurso provindo da Câmara de Proteção da Biodiversidade do Estado de Minas Gerais.