14 MAI 2014
INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E SERVIÇOS
Sobre as obras da Avenida JK

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro pede desculpas pelos transtornos decorrentes da obra da Avenida JK, especialmente com relação à interrupção do fornecimento de água, e esclarece que durante todo o processo serão tomadas todas as precauções para minimizar os impactos. No entanto, uma obra deste porte não está livre de imprevistos ou restrições.

A obra da Avenida JK é a maior obra já realizada pelo município, com investimento da ordem de R$28 mi (vinte e oito milhões de reais) e trará benefícios como adequado escoamento das águas pluviais, segurança para as residências situadas em cima da antiga galeria de drenagem, melhoria nas condições/conservação de pista e segurança no trânsito. O sistema de drenagem implantado será uma espécie de espinha dorsal da drenagem pluvial da sede do município, possibilitando que novos projetos de pavimentação e drenagem das ruas e bairros adjacentes sejam conectados a este.

A equipe de projeto responsável pela obra da JK tem trabalhado exaustivamente, desde outubro do ano passado, com o objetivo principal de tornar os impactos da execução desta obra os mínimos possíveis, evitando transtorno para a população. “Mesmo com toda esta precaução, sabemos que teremos imprevistos e que uma obra deste porte não passará ‘despercebida’ aos nossos olhos, mas destacamos a sua importância para o nosso município”, diz o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Guerra.

Principais medidas preventivas adotadas:

•A execução da obra foi dividida em curtos trechos de acordo com um estudo técnico realizado por uma empresa especializada de forma a minimizar os transtornos no trânsito da cidade e reduzir o tempo de interdição de cada casa ou comércio na Avenida JK;

•Com base neste mesmo estudo, foram definidos os desvios mais adequados para a realização de cada trecho;

•No mês de março, foi realizado um simulado no principal desvio para antecipar possíveis problemas e estudar soluções;

•Optou-se por paralisar a obra durante a realização do Jubileu, em respeito às tradições do município;

•Foi realizado um mapeamento de toda a rede de água e esgoto existente para evitar o seu rompimento durante as obras (sabe-se que grande parte da rede foi construída há mais de 50 anos e não possui cadastro);

•A COPASA disponibilizou uma equipe exclusiva para o acompanhamento da obra e aumentou o estoque de material de reposição para realização imediata de qualquer reparo necessário;

•O cronograma de obras foi compatibilizado com as obras programadas pela COPASA para evitar novas intervenções após a conclusão da JK.

•Foram realizadas vistorias cautelares em todos os imóveis situados na Avenida JK e ruas a serem utilizadas como desvio com o objetivo de resguardar os moradores e comerciantes em relação a possíveis danos em suas propriedades.

•A tecnologia utilizada na obra foi alterada para garantir maior agilidade e reduzir o prazo da sua execução;

A Prefeitura agradece a compreensão de todos e destaca o empenho e dedicação da equipe técnica da obra e da equipe da Copasa. Cada passo do trabalho está sendo séria e competentemente realizado.