08 MAI 2014
Projeto de tapeçaria recebe incentivo e inicia nova fase

No evento de lançamento da exposição do Projeto de Tapeçaria Arraiolo, realizado na noite de ontem na Casa de Cultura de Conceição do Mato Dentro, comemoraram-se os 30 anos da Aefao – Associação Escolar Fazenda de Artes e Ofícios e a nova fase do trabalho das Mulheres Tapeceiras. Através de um convênio firmado pela Anglo American com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Aefao, elas recebem um incentivo no valor de R$ 100 mil reais que vem alavancar a produção dos tapetes e reintegrar mulheres de baixa renda ao grupo.

Com a colaboração das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Social, cerca de 50 mulheres serão capacitadas com cursos gratuitos de tapeçaria e aquelas escolhidas como coordenadoras do projeto ainda participação do Programa de Empreendedorismo da Anglo American. “Com o enorme apoio da Prefeitura, temos o orgulho de participar de mais um projeto cultural. Dar mais visibilidade a Aefao, valorizando as artesãs e buscando a geração de renda a partir da vocação do município, é o nosso objetivo”, disse Maurício Martins, gerente geral de Desenvolvimento Social da Anglo American.

O Prefeito Reinaldinho agradeceu a parceria da empresa com a Prefeitura, “que é de grande alcance social e cultural”, e disse acreditar que trabalhar com esse projeto é um ato de sensibilidade. “Vejo na minha frente mulheres, sobretudo senhoras aposentadas, mães de família que estão retornando à Aefao. Pessoas que vêm suas histórias sendo resgatadas e seus talentos fortalecidos”, declarou.

Exposição

O Projeto de Tapeçaria Arraiolo acontece até o dia 31 de maio, das 09h às 12h e das 14h às 18h. A Casa de Cultura fica na Rua Daniel de Carvalho, 178 (próximo à Prefeitura). A entrada é franca.