30 ABR 2014
Atletas do “Projeto Judô Adentro” trazem ouro à Conceição

No último sábado (26), 60 alunos do “Projeto Judô Adentro” representaram Conceição do Mato Dentro na 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Judô. Com apenas 05 meses de treino, os atletas participaram pela primeira vez de uma disputa e foram motivo de manifestações de completa admiração e respeito dos demais participantes, entre treinadores e lutadores. Eles trouxeram ao município 24 medalhas, dentre as quais 14 são de ouro, 02 de prata e 09 de bronze, conquistando o 5º lugar geral.

Realizado no Clube dos Oficiais da PMMG em Belo Horizonte, o evento contou com a participação de 25 clubes e 698 atletas de todo o Estado de Minas Gerais e marcou pontos para o Ranking da Liga Mineira de Judô. A segunda etapa do Mineiro acontece no dia 31 de maio em Itabira. Sobre isso, o Mestre Albano Corrêa, treinador da equipe de CMD, disse entusiasmado: “Esperamos contar com uma equipe ainda maior nessa fase. E que nossa Conceição do Mato Dentro seja um celeiro e exemplo em excelência esportiva do Brasil”. Os três primeiros atletas de cada categoria neste ranking 2014 estarão classificados para o Campeonato Brasileiro de Judô que será realizado no mês de novembro, em Ouro Preto.

Desde outubro trabalhando com jovens e crianças conceicionenses de baixa renda, Albano Corrêa não mede palavras ao falar desenvolvimento técnico e humano deles: “Nos meus 45 anos como Professor, Técnico e Dirigente, estando à frente de equipes do quilate do Minas Tênis Clube, Polícia Militar de MG, Judô Albano Corrêa dentre outras, foi a mais emocionante participação de uma equipe que dirigi. Estávamos somente com os alunos do ‘Projeto Judô Adentro’, iniciantes, faixas branca, mas foi só começar o combate para nossa turma mostrar seu valor, garra e determinação”.

O Secretário Municipal de Esportes, Antônio da Silva, se diz extasiado porque um grande objetivo está sendo concretizado com bases bastante sólidas. “Vimos uma equipe aguerrida, defendendo nossa Conceição com tudo de bom que tinham. E o resultado foi um 5° lugar geral, do qual tenho muito orgulho, pois enfrentamos o que há de melhor no Judô de nosso Estado. Mas, o que mais me deixou orgulhoso foi a disciplina, organização e comportamento dos nossos alunos. Desde o início do projeto focamos em disciplina, inclusão social e respeito ao próximo. E estes quesitos têm avançado a cada dia de nosso convívio, alcançando resultados fantásticos.”

Reconhecimento

Garotos e garotas que vêm aprendendo com a vida o que é lutar por um objetivo. Foi isso que se revelou naqueles tatames que receberam atletas experientes, de diferentes graduações, mas que com a faixa branca viraram palco de humildade e humanismo. As técnicas e a disciplina do judô foram essenciais para a conquista dos prêmios, mas foram os olhares ainda amedrontados somados aos gestos de generosidade, como a mão dada ao adversário para ajudá-lo a se levantar, que deram a estes atletas um prêmio abstrato, mas de grande importância: o prêmio de honra ao mérito. Ao mérito de fazer valer a oportunidade, aprender as lições e pontuar na vida.

Aqueles que acreditaram na sua força independente da cor da faixa. Aqueles que vestiram o quimono como quem veste a coragem. Aqueles que saíram da luta com a mesma serenidade que entraram. Aqueles que não se intimidaram diante da derrota. E aqueles que receberam a vitória com um sorriso tímido. São estes os atletas de Conceição do Mato Dentro que a partir de agora quebram as barreiras das diferenças sociais, passam a acreditar mais em si e têm em sua vida um motivo sólido para seguir em frente e de cabeça erguida num caminho de retidão e saúde.

E foi por isso que os conceicionenses foram o destaque da 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Judô. Elogios que renderam inúmeras postagens até nas redes sociais, como esta da judoca Marcinha Maciel: “Parabéns pela equipe maravilhosa. Que encanto de meninos! Educados, alegres e encantadores. Parabéns pelo trabalho”.

Sobre o projeto

O “Projeto Judô Adentro” atende crianças e jovens de 5 a 17 anos, de ambos os sexos, matriculadas no ensino municipal, participantes do programa Terra Jovem e AABB Comunidade e que possuem boa frequência escolar. Com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação do município, o objetivo do projeto é fortalecer os três pilares sociais: escola, família e esporte.

O judô une disciplina com os desenvolvimentos cognitivo e motor, sendo, portanto, reconhecido pela UNESCO e pelo Comitê Olímpico Internacional como o esporte mais adequado para a iniciação esportiva.

Categorias

Atualmente, das 9 categorias definidas pela Liga Mineira de Judô, a equipe de CMD tem representantes em 8 destas.

Petiz: nascidos em 2008 e 2009

> 01 representante

Mirim: nascidos em 2006 e 2007

> 07 representantes

Infantil: nascidos em 2004 e 2005

> 09 representantes

Infanto-Juvenil: nascidos em 2002 e 2003

> 14 representantes

Pré-Juvenil: nascidos em 2000 e 2001

> 11 representantes

Juvenil: nascidos em 1997, 1998, 1999.

> 11 representantes

Júnior: nascidos em 1994, 1995 e 1996.

> 00 representantes

Sênior: nascidos em 1993 e anteriores