16 ABR 2014
Crianças são inseridas no combate à dengue

Uma iniciativa do poder público tem levado às crianças a conscientização sobre o perigo da dengue. Nas escolas, elas aprendem de maneira didática e divertidas o que é a dengue, como surge o mosquito, quais os sintomas da doença e as consequências a que isso pode levar se não houver os devidos cuidados. Eles são alertados, inclusive, sobre o risco de morte.

Através de vídeos bastante lúdicos elas acompanham o ciclo de desenvolvimento do mosquito e também é feita a distinção entre dengue clássica ou comum e dengue hemorrágica. A primeira é aquela que apresenta os sintomas leves, quando as próprias células de defesa do corpo humano são capazes de eliminar o vírus. Já a segunda é aquela que, salvo raras exceções, acontecem em pacientes reincidentes, ou seja, que já contraíram a dengue clássica e, portanto, possuem baixa resistência ao vírus. É a dengue hemorrágica que pode levar o paciente a óbito.

No ano passado, Conceição do Mato Dentro registrou 335 casos de dengue, um número alarmante e bastante indesejável. E para que isto não se repita, é que tem havido um trabalho constante de orientação e vigilância junto às casas e comércios. Agora, levando também a educação preventiva para dentro das escolas, acredita-se que o combate à dengue ganha força e faz das crianças um importante meio de fiscalização domiciliar.

Evite a dengue

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fique atento aos sintomas

> Dengue Clássica

– Febre alta com início súbito.

– Forte dor de cabeça.

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

– Perda do paladar e apetite.

– Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

– Náuseas e vômitos•

– Tonturas.

– Extremo cansaço.

– Moleza e dor no corpo.

– Muitas dores nos ossos e articulações.

> Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

– Dores abdominais fortes e contínuas.

– Vômitos persistentes.

– Pele pálida, fria e úmida.

– Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

– Manchas vermelhas na pele.

– Sonolência, agitação e confusão mental.

– Sede excessiva e boca seca.

– Pulso rápido e fraco.

– Dificuldade respiratória.

– Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Alunos da Escola Municipal José Aniceto Costa