07 ABR 2014
Um dia dedicado à saúde

Comemorado hoje, o Dia Mundial da Saúde levou os profissionais da área de Conceição do Mato Dentro às ruas que em coro cantavam “Aê! Saúde tá chegando pra ficar”, chamando a atenção do povo para os cuidados com o corpo e para os avanços que a saúde local vem conquistando. Enquanto alguns serviços foram prestados à população, os profissionais também tiveram momento de aprendizado e descontração. Agentes de saúde, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, dentistas e médicos colaboraram com o movimento.

Atualmente, o município conta com um sistema de saúde baseado na prevenção das doenças. Para tanto, a estrutura é formada por uma cadeia de profissionais de diferentes áreas que trabalham juntos na sede e nos distritos. Com esse fortalecimento do sistema, fica mais fácil monitorar os problemas e oferecer aos pacientes um atendimento multidisciplinar, deixando eficiente o processo de detecção, controle e cura das enfermidades. Entender a realidade das famílias e adequar o trabalho a estas também é uma estratégia aplicada para estimular a adesão ao tratamento, como, por exemplo, na formulação dos cardápios nutricionais, respeitando suas condições físicas, financeiras e regionais.

Conscientização

Esclarecer à população o que são as doenças e de que forma elas influenciam na qualidade de vida é ponto chave para que os pacientes não vejam as mudanças de hábitos ou mesmo a medicação como algo negativo, mas sim como questão de respeito ao corpo. Sobre isso, os profissionais da saúde dividiram experiências e agregaram mais conhecimentos sobre a hipertensão arterial e diabetes, muito comum nos dias atuais devido, entre outros fatores, à má alimentação e ao sedentarismo.

Tanto o diabetes quanto a hipertensão arterial não têm cura, mas podem ser controladas desde que com a colaboração do indivíduo, que deve adotar hábitos alimentares saudáveis e a prática diária de exercícios físicos. Porém, sem as mudanças e sem o devido acompanhamento médico, podem trazer sérios problemas e até levar a morte.

Ginástica laboral

Ao final, os profissionais finalizaram as atividades dando bons exemplos. Alguns minutos de ginástica laboral os descontraíram, provando que exercícios físicos auxiliam tanto no corpo como na mente e no bom humor.

Atendimentos

Medição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal forma disponibilizados durante toda manhã.