18 MAR 2014
É oficializado o reflorestamento de CMD

O 13º Seminário “Projeto Árvore é Vida”, realizado ontem em Conceição do Mato Dentro, abriu o cronograma de transformação paisagística do município. Procedido do plantio das primeiras de mais de 500 árvores que darão mais cor e vida ao ambiente urbano, o evento teve a participação essencial das crianças, quem se acredita ser a mudança nesse processo de conscientização pela saúde do meio ambiente.

“Queremos que vocês sejam jardineiros de um ideal”, disse às crianças a ativista e presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real, Maria Elvira Sales Ferreira que agradeceu a Prefeitura por “nos acolher dedicando seu tempo para fazermos reflexões especiais sobre o nosso destino. Hoje estamos emanados pela saúde do planeta, nossa Mãe Terra”.

O prefeito Reinaldinho, maravilhado e esperançoso com o projeto, reconheceu que muitas vezes os gestores públicos focam nas implantações e se esquecem das plantações. “Projetos como esse nos ensina que o plantio de uma árvore é o plantio de uma vida e não devem ser esquecidos diante das construções de pontes, asfaltos, de grandes obras que não terão sentido se não buscarmos reaver a qualidade do ar, da água e do solo”.

“A ação de hoje representa o espírito da semente, que em meio ao caos insiste em nascer”, falou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sandro Lage, que ao mesmo tempo em que exalta o plantio das árvores, enaltece também duas importantes colheitas que serão oficializadas na próxima quinta-feira: a inauguração da UTC – Usina de Triagem e Compostagem e o lançamento da coleta seletiva no município.

Ainda durante o seminário, a EMATER-MG, importante parceira deste projeto, apresentou os projetos e as plantas que colorirão CMD. Árvores como Quaresmeiras, Ipês, Manacá da Serra e Jacarandá Mimoso estão sendo plantadas em diferentes pontos da cidade. Ontem, a oficialização do plantio teve música e a vida dos conceicionenses que hoje dão nome às ruas relembradas carinhosamente por seus familiares. O cortejo do plantio passou pela , , , , , , e .