14 MAR 2014
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
É iniciada a elaboração do plano local de habitação de interesse social

Na última quarta-feira, dia 12, se reuniram, a prefeitura, a empresa Geonature (Anglo American), membros da sociedade civil organizada, dos conselhos municipais e moradores de diferentes localidades do município para juntos iniciarem a elaboração do PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social.

Segundo a diretora de planejamento do município, Renata Cristina, o PLHIS é produto de condicionante do empreendimento minerário da Anglo American. Ainda segundo ela, desde o ano passado estão acontecendo reuniões e encontros onde a população e o poder público municipal estão construindo de forma participativa e articulada o diagnóstico da situação habitacional no município bem como traçando os melhores caminhos para promover habitação com qualidade de vida e dignidade.

Nesta quarta-feira, os cidadãos indicaram os pontos positivos e negativos do município e da região onde moram, auxiliando, assim, na detecção das prioridades e necessidades de todos. Uma vez coletados, esses dados são inseridos nas análises qualitativa e quantitativa das condições habitacionais, já levantados anteriormente, de modo a indicar os caminhos que a Administração deve seguir para oferecer a todo cidadão moradia adequada, que é aquela segura, saudável, habitável e com acesso aos benefícios da cidade.

O PLHIS é um documento de caráter administrativo, que abrange um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que funcionam como instrumentos de planejamento e gestão do município. Também é uma das mais importantes ferramentas para implantação das politicas públicas habitacionais onde estão envolvidos as esferas municipais, estaduais e federais.