CMD, QUINTA-FEIRA 05.12.2024 - O modo de fazer o Queijo Minas Artesanal agora é Patrimônio Imaterial da Humanidade! A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) divulgou essa decisão agorinha, dia 4 de dezembro. Ela valoriza e reafirma a qualidade do queijo produzido em dez regiões de Minas Gerais.
Uma delas é a região do Serro. Dela fazem parte produtores dos seguintes municípios: Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Rio Vermelho, Materlândia, Sabinópolis, Coluna e Paulistas.
E em um deles, Conceição do Mato Dentro, foi publicado um livro sobre esse importante e delicioso alimento. Quem pôs a mão na massa foram os estudantes e professoras durante muitos meses, até surgir o “Queijo Mineiro - ô trem bom!”. Valeu o esforço, ficou uma lindeza, com muita história e muitas fotos. Entrevistas, poemas, listas com nomes de vacas, lista com nomes de gente. Memes, curiosidades, piadas, um pouquinho dos saberes locais, a cultura popular da ruralidade misturada com diversos gêneros textuais da nossa gramática.
O melhor de tudo é que nosso livro digital é inteiramente gratuito, acesso rápido e não obriga a fazer cadastro algum. Se você duvida que ele merece esses elogios, é só clicar no link que está na bio do @escolasqueseabracam.
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO
Fonte: Cultura
Autor: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Local: Conceição do Mato Dentro