08 MAR 2024
CULTURA
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO PARTICIPA DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA EM BRASÍLIA

CMD, SEXTA-FEIRA 08.03.2024 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está sendo representada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília (DF).

O Secretário da Pasta, Daniel Ribeiro, foi eleito delegado representante do poder público, na Conferência Estadual que ocorreu em novembro de 2023. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", o evento reúne mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta pelos próximos 10 (dez) anos.

Durante a conferência estão sendo debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles:

Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) pressionou o Senado Federal e conseguiu a aprovação do projeto de lei que regulamenta o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A equipe acompanhou a votação e a aprovação histórica que regula um sistema de cultura com a participação da União, estados e municípios.

Durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura a equipe tem participado de debates, grupos de trabalho e encontros com importantes lideranças da área cultural do País, como Margareth Menezes Ministra da Cultura do Brasil, o Secretário executivo do Minc, Márcio Tavares, Roberta Martins, Secretária de Comitês de Cultura do MinC, João Jorge Rodrigues Presidente da Fundação Palmares, e o líder Yanomami Davi Kopenawa.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: Cultura