31 JAN 2024
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE ARBOVIROSES (DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA)
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE ARBOVIROSES (DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA) 🦟

CMD, QUARTA-FEIRA 31.01.2024 – Com o início do período das chuvas e das altas temperaturas, o número de casos de dengue, chikungunya e Zika tendem a aumentar. Diante disso, é de extrema importância intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão das doenças.

A projeção do aumento de casos da doença no verão se deve a fatores como a combinação entre calor e chuva intensos - possíveis efeitos do El Niño - conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). E, ainda, ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil.

Com as mudanças climáticas, altas temperaturas e períodos chuvosos, a expectativa é que o número de criadouros aumente. Por esse motivo, é preciso o empenho da sociedade para eliminar os criadouros e evitar água parada. As medidas são simples e podem ser implementadas na rotina.

O ministério sugere que a população faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana.

Os depósitos de armazenamento de água elevados (caixas d’água, tambores, depósitos de alvenaria) e no nível do solo (tonel, tambor, barril, cisternas, poço/cacimba) aparecem como segundo maior foco de procriação dos vetores, com 22%, enquanto depósitos de pneus e lixo têm 3,2%. Mantenham seus depósitos devidamente tampados.

O combate a essas doenças é um esforço integrado do Poder público e, também, da sociedade, para que possamos ter sucesso. Cerca de 74% das larvas do mosquito são encontradas próximas às residências e no, peridomicílio, que é o entorno das casas. Portanto, precisamos estar atentos e receber bem os agentes de endemia que cumprem um papel fundamental no enfrentamento à dengue.

IMPORTANTE: ao apresentar sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima para que agravos sejam evitados.

Combate ao Mosquito: para fazer diferente, precisamos agir antes.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: Saúde