29 JAN 2024
PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: FIQUE ATENTO!
PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: FIQUE ATENTO!

CMD, SEGUNDA-FEIRA 29.01.2024 – Atenção, conceicionenses! A Dengue, Zika e Chikungunya estão se espalhando em nosso município e é preciso tomarmos medidas urgentes para evitar o surgimento de novos casos.

Com as chuvas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta, e precisamos redobrar os cuidados em nossas casas e em nosso ambiente. Fique atento aos sintomas, como febre alta, dores no corpo e manchas na pele, e procure um médico imediatamente em caso de suspeita.

Além disso, não deixe água parada em vasos, pneus, garrafas e outros recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. E, embora estas doenças apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e machas vermelhas pelo corpo, há alguns sintomas marcantes que as diferem. Por exemplo, Dengue e Chikungunya são marcadas pela febre alta, geralmente acima de 39°C e de início imediato. Já os pacientes com Zika apresentam febre baixa ou, muitas vezes, nem apresentam febre, porém na Zika um dos sintomas que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas, são as manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira.

Em relação à Chikungunya, a principal manifestação clínica, é a dor nas articulações, chamada de artralgia. Essa artralgia pode se manifestar em todas as articulações, mas, em especial, nas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos.

Já os pacientes com Dengue, apresentam febre alta de inicio súbito, dor atrás dos olhos, porém diferente da Chikungunya e Zika, não são encontrados vermelhidão nos olhos.

Em caso de apresentarem os sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: Prefeitura de Coinceição do Mato Dentro