20 DEZ 2023
INFORMATIVO VIGILÂNCIA SANITÁRIA: SANEANTES USO CONSCIENTE E RISCOS À SAÚDE
🧴🏥 🧼🫧😷🚨

CMD, QUARTA-FEIRA 20.12.2023 - A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro intensifica esforços na promoção da saúde pública, enfatizando diretrizes cruciais para a segurança sanitária no uso de saneantes. A conscientização e práticas corretas tornam-se imperativas para garantir um ambiente saudável e prevenir riscos à saúde. A população é incentivada a adotar medidas responsáveis no manuseio desses produtos, contribuindo assim para a construção de uma comunidade mais segura e saudável.

🧴🏥 Saneantes Importância e Regulação:
- Saneantes são produtos químicos fundamentais na limpeza e conservação de ambientes, abrangendo desde residências até clínicas e hospitais.
- Detergentes, água sanitária, inseticidas, desinfetantes, raticidas são exemplos de saneantes.
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), parte do Ministério da Saúde, regula a qualidade desses produtos.

🤲🚫 Manuseio Responsável de Saneantes:
- Não misturar ou diluir produtos sem indicação no rótulo para evitar reações tóxicas.
- Cuidado ao manusear aerossóis; não perfurar ou aquecer embalagens.
- Suspender uso em caso de alterações na pele.

🚨🛒 Produtos Clandestinos Riscos e Identificação:
- Produtos clandestinos são vendidos sem permissão do Ministério da Saúde, sem avaliação de segurança.
- Podem causar graves problemas à saúde, como toxinfecções, queimaduras, dermatites, alergias, e problemas respiratórios.
- Cuidado com produtos sem rótulo e valor significativamente mais baixo.

🏷️📦 Regras de Rotulagem e Cuidados:
- Rótulo deve estar legível, com informações sobre fabricante, técnico responsável, registro no Ministério da Saúde, avisos de perigos, primeiros socorros, lote e data de validade.
- Inseticidas, raticidas, repelentes devem ter informações claras sobre uso.
- Cuidados ao armazenar: longe de alimentos, medicamentos, crianças, animais, sol, chuva, umidade, calor, e fogo.

👀🚫 Fiscalização e Alerta à População:
- A Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização e combate à venda irregular.
- A população deve evitar o comércio clandestino, que é ilegal e pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente para imunossuprimidos, crianças e animais.

🤔💡Cuidados Específicos e Dicas Úteis:
- Em caso de ingestão, procurar atendimento médico imediato e levar o produto ou seu rótulo.
- Produtos "Uso Profissional" devem ser manuseados apenas por técnicos habilitados.
- Recomendação de separar panos de limpeza por cores para diferentes funções.

❌🔍 Diga "Não" aos Clandestinos Identificação e Riscos:
- Produtos clandestinos costumam ser vendidos em embalagens reaproveitadas, podendo causar queimaduras, problemas respiratórios, irritações na pele ou olhos, além de toxinfecções graves.

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro compromete-se a promover ambientes seguros e saudáveis, contando com a colaboração dos cidadãos para alcançar o bem-estar coletivo. 💙💚

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE