05 DEZ 2023
CELEBRAÇÃO CULTURAL: MERCADO SABOR E ARTE NA PRAÇA ULBALDINA
🎭🎨 🥁👯‍♂️🎤

CMD, TERÇA-FEIRA 05.12.2023 – No dia 02 de dezembro, a Praça Ubaldina foi palco do Mercado Sabor e Arte, promovido pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro como parte da Semana da Consciência Negra. Pela manhã, a comunidade participou de uma inspiradora oficina de pintura em tecido, conduzida pela conceicionense Ana Cláudia. Nessa atividade, desenhos de pessoas afro foram transferidos para ecobags, proporcionando uma expressão artística única.

À tarde, a Escola Estadual Mestre Sebastião Jorge brilhou com a apresentação dos talentosos Samuel e Maria Eduarda, vencedores do concurso do novo ensino médio. O público presente aplaudiu a exibição, destacando mais uma vez o potencial artístico da juventude local. As crianças também participaram de uma divertida oficina de colorir, onde deram vida a desenhos afro e outras imagens diversas.

A presença marcante da trancista Patrícia Rodrigues encantou crianças e adultos, oferecendo seu talento em tranças durante o evento. O grupo de rap FMC (Família Metamorfose Coletiva) animou a tarde com composições autorais, contando com a participação especial do morador conceicionense Davidzaum, que contribuiu com suas próprias poesias e músicas, animando o público presente. Na sequencia, aconteceu a roda de capoeira com o Grupo Arte Brasil.

Ao final do dia, ocorreu a entrega de placas a personalidades conceicionenses, parte de um projeto da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico iniciado em 2022 e que se estende até 2023. Indivíduos como José Maria (professor e advogado), Tia Lucinha (professora), Juliana Rajão (Secretaria de Educação), Ednelson Silva (policial e modelo da estátua do ciclo do ouro) e outras figuras ilustres foram homenageados por suas contribuições significativas para a história da cidade. O encerramento do evento ficou por conta da Cia de Dança Tapera Real e do Grupo Percussão Tapera Real, que animou o público com suas belas apresentações.

A expectativa é que mais iniciativas culturais, artísticas e de lazer continuem a enriquecer a vida da comunidade conceicionense.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO