01 DEZ 2023
DEZEMBRO VERMELHO: UNIDOS CONTRA AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
🩸😷 🏥 ❤

CMD, SEXTA-FEIRA 01.12.2023 – Iniciamos o mês de dezembro alertando para a Campanha de Dezembro Vermelho. Neste Dezembro Vermelho, vestimos a cor da paixão e da solidariedade para conscientizar e combater as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Este mês é dedicado a reforçar a importância na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha Dezembro Vermelho destaca a necessidade de informação e educação para romper com o estigma que muitas vezes envolve as ISTs. Ao promover a empatia, encorajamos a busca por cuidados médicos, a realização regular de testes e o diálogo aberto sobre saúde sexual.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

O vermelho simboliza a urgência de ação. Ao unirmos forças neste mês, buscamos construir uma sociedade mais saudável, onde o respeito e a responsabilidade individual sejam aliados na prevenção das ISTs. Que o Dezembro Vermelho seja um chamado à solidariedade, à informação e à conscientização, iluminando o caminho para um futuro livre de infecções sexualmente transmissíveis.

Procure a UBS mais próxima de sua residência e faça o teste. Cuide-se! ❤

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO