29 NOV 2023
ZEZITO: 80 ANOS DE ENCANTO MUSICAL E A JORNADA INESQUECÍVEL COM O GRUPO PIPIRUÍ

CMD, QUARTA-FEIRA 29.11.2023 – José Correa de Souza, carinhosamente conhecido como Zezito, celebra seus 80 anos de vida como um legítimo guardião da tradição musical. Desde os seus 7 anos de idade, ele trilhou os caminhos sonoros ao lado do grupo Pipiruí, um convite que partiu de Dona Inezinha e que, ao longo de mais de seis décadas, deixou marcas indeléveis em sua memória.

A história de Zezito se entrelaça com as melodias do Pipiruí, um grupo que recriou músicas, dando-lhes uma nova vida, e que se tornou um pilar fundamental em sua jornada musical. A sua experiência musical não se limitou apenas ao Pipiruí; ele também participou ativamente da banda Lyra da Paz. Posteriormente, a busca por novos horizontes o levou a Belo Horizonte, onde se envolveu em orquestras, expandindo sua habilidade musical ao aprender a tocar uma variedade de instrumentos.

No coração de sua paixão musical está o pífano, um instrumento que desempenhou um papel crucial em sua vida. A inspiração para seguir esse caminho veio de um filme marcante, "Fugindo do Inferno", que despertou nele um amor profundo pelo som característico do pífano.

Zezito, por meio do pífano, alcançou visibilidade como um talentoso artista local. Mais do que isso, ele enxerga seu papel como um guardião do patrimônio cultural, resgatando tradições que ecoam entre as gerações mais antigas, com um orgulho palpável em suas palavras.

O grupo Pipiruí é uma constante em sua vida, sempre lembrado e relembrado nas festividades do dia 1º de janeiro. Essa data se torna um convite para o povo se juntar à celebração, guiados pelos sopros simples, mas cheios de significado, que emanam dos instrumentos tocados por Zezito e seus companheiros.

Com gratidão genuína, Zezito expressa a importância original do Pipiruí em sua jornada. Ele relembra, com emoção palpável, dos amigos que compartilharam cada acorde e nota musical ao longo dessa trajetória, uma jornada que transcende o tempo e continua a ressoar nos corações daqueles que têm a sorte de testemunhar a magia do grupo Pipiruí de Conceição do Mato Dentro.

Zezito participará de ações em comemoração ao aniversário da cidade, confira:
Dia 08 de dezembro – Apresentação musical na inauguração da obra “Chão de Estrela”, às 18h, Travessa Ana Tadeu (Lateral do Mercado Municipal)
Dia 10 de dezembro – Oficina de pífano e caixa, às 13h, no Mercado Municipal

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO