17 OUT 2023
MEIO AMBIENTE
CRIANÇAS DO DISTRITO DO TABULEIRO PARTICIPARAM DO PROGRAMA GUARDA PARQUE MIRIM – NÍVEL I

CMD, TERÇA-FEIRA 17.10.2023 – A Semana da Criança foi repleta de aventuras e conhecimento no Parque Natural Municipal do Tabuleiro.  Durante o período de 10/10 a 13/10, ocorreu a Primeira Edição do Programa Guarda Parque Mirim – Nível I, celebrando a semana da criança, com o despertar da consciência ambiental dos participantes.

As crianças Daniel Souza, Matheus Almeida, Evelyn Lima e Isabelly Lima iniciaram o programa e já entraram pra história, como os primeiros Guarda Parques Mirins de todo o Município. Ao longo da semana, as crianças aprenderam sobre a história da conservação através dos primeiros Parques criados no mundo, Brasil e Minas Gerais. Conheceram um pouco da nossa diversidade de fauna e flora. E fizeram uma intensa imersão sobre a importância das arvores, da água e do solo na manutenção da vida no planeta. Ainda como parte do treinamento, realizaram uma trilha exploratória para identificação de flora e coleta de sementes, finalizando com aula prática no viveiro do Parque.

Durante o nosso programa, contamos com o apoio da Brigada Mato Dentro, que trouxe o olhar sobre a importância de prevenir e evitar incêndios florestais, além de uma demonstração dos equipamentos utilizados nos combates pelos brigadistas.

A ASCAMATO, nossos parceiros em várias ocasiões, trouxe a importância da coleta seletiva, os diferentes tipos de resíduos e como eles impactam o meio ambiente.

Por fim, nossos Guarda Parques Mirins realizaram um experimento demonstrativo, sobre a infiltração de água nos diversos solos e fizeram a demonstração aos funcionários do Parque.

Estamos extremamente felizes com o desempenho das crianças, que deram início a uma jornada de conhecimento em prol da conservação da biodiversidade e com o potencial de se tornarem grandes transformadores do meio onde vivem.

Parque Natural Municipal do Tabuleiro, conectando você com a natureza!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E GESTÃO URBANA