09 OUT 2023
CELEBRANDO A HISTÓRIA E A CULTURA: INAUGURAÇÃO DO CASARÃO FAMÍLIA JORGE LAGES

CMD, SEGUNDA-FEIRA 09.10.2023 – No dia 07 de outubro, Conceição do Mato Dentro foi palco de um grande marco para a cultura e a história municipal, com a cerimônia de inauguração do Casarão Família Jorge Lages, realizada pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, juntamente com a entrega do sistema de multimídia, patrocinado pela família Guerra Lages e lançamento do livro: "Um chalé em Conceição do Mato Dentro".

Estiveram presentes no evento o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (Zé Fernando), a vice-prefeita Ivete Otoni, a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages, a secretária de Educação Juliana Lages, o ex-prefeito Dr. Reinaldo Guimarães, os filhos e filhas do Sr. Maurílio Jorge Lages e da Senhora Geralda Guerra da Silva: Dr. José Guerra Lages, Sr. Fábio Guerra Lages, Sr. Antônio Guerra Lages, Sr. Francisco Guerra Lages, Dr. Carlos Magno Guerra Lages, Senhora Ana Maria Lages Rocha, Dr. João Alberto Guerra Lages, Senhora Maria da Graça Guerra Lages, Senhora Geralda de Fátima Guerra Lages e demais familiares da família Jorge Lages, a primeira dama Juliana Safe, os servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, demais autoridades, secretários municipais, imprensa e a comunidade local.

O evento contou com a apresentação da Banda Lyra da Paz, que encantou o público presente ao tocar o hino de Conceição do Mato Dentro e demais acordes. Os artistas Elaine Abras e Rai Medrado também marcaram presença no evento com uma linda apresentação para encerrar a linda e histórica noite.

O Dr. José Guerra Lages relata, sensibilizado e entusiasmado com a inauguração da casa, que é carinhosamente chamada de Chalé por sua família e agora, para todos e para sempre, passa a se chamar Casarão Família Jorge Lages. “Há muitos anos, os descendentes da família Jorge Lages vêm acompanhando o desenrolar das decisões sobre o destino desta casa, e mais recentemente a desapropriação pela Prefeitura e por último a restauração, com o maior desvelo de que seu interior pudesse abrigar importante setor da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro”

“É uma satisfação muito grande para todos nós descendentes da família Jorge Lages, ver a casa onde residiram nossos avós, sediar a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, importante setor da Prefeitura Cujos objetivos têm tudo a ver com as pessoas que habitaram nesta casa, todas brilhantes profissionais, cultas e que contribuíram de forma marcante para a formação cultural de parcela significativa dos moradores desta cidade” destacou ele.

Para Silvana Lages, Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, esse foi um momento muito importante e especial. “A restauração do Casarão é um marco para a preservação da história de Conceição do Mato Dentro. Aproveito a oportunidade e deixo aqui o convite para que toda a população venha visitar o Casarão Família Jorge Lages, espaço cultural que sempre conta com exposições e intervenções culturais e é aberto ao público”.

No evento, foi inaugurado também o Totem Digital, que conta a história de Conceição do Mato Dentro, particularidades de Córregos, a história dos imigrantes em Conceição, a história da família Jorge Lages e traz demais curiosidades sobre o assunto. Juntamente com o lançamento do livro: "Um chalé em Conceição do Mato Dentro", escrito pela historiadora Vanessa Viegas.

O totem é um conteúdo rico em informação da época, que pode ser visto tanto no totem, que fica localizado na Sala de Exposições Zenaide Jorge Lages, localizada no Casarão Família Jorge Lages, Rua Daniel de Carvalho, nº 104 – Centro, ou através do site: www.casaraofamiliajorgelages.com.br

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO