04 SET 2023
MEIO AMBIENTE
CONHECENDO AS AVES DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO: PREFEITURA REALIZA PROJETO DE MONITORAMENTO DE AVES

CMD, SEGUNDA-FEIRA 04.09.2023 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, está realizando um projeto de monitoramento de aves no Parque Natural Municipal do Tabuleiro e no Monumento Natural Serra da Ferrugem.

O objetivo do projeto é criar uma linha de base ornitofaunística para servir de parâmetro para pesquisas comparativas, ações de manejo, divulgação da biodiversidade e programas voltados ao turismo de observação (Birdwatching) conduzido por guias das comunidades do entorno do Parque, buscando, dessa forma, conciliar as ambições das Unidades de Conservação e da população local com geração de emprego e renda. O censo de aves e vida silvestre é um instrumento reconhecido pela importância em estudos comparativos para o futuro e que poderá́ medir as mudanças sazonais e avaliar o real declínio ou crescimento de espécies com uma linha de base populacional e orientar tomadores de decisão, comunidades cientificas e sociedade civil.

O município de Conceição do Mato Dentro está localizado em uma área de imensa complexidade ecológica com presença de endemismos (quando uma espécie animal ou vegetal ocorre somente em uma área/região específica). Localmente, a Cadeia do Espinhaço funciona como barreira biogeográfica entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e em suas porções mais elevadas se desenvolve o Campo Rupestre sobre solos predominantemente quartizíticos, formação peculiar cuja geologia, flora e fauna formam um ecossistema único no planeta, que abrigam uma imensa diversidade de espécies, muitas delas exclusivas.

Duas Unidades de Conservação municipais são essenciais para preservar esse imenso patrimônio biológico: o Parque Natural Municipal do Tabuleiro e o Monumento Natural Serra da Ferrugem. O primeiro abriga pelo menos 175 espécies de aves, incluindo espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Já a avifauna do Monumento Natural Serra da Ferrugem carece de inventários sistematizados em função de seu enorme potencial em abrigar elementos raros associados à Mata Atlântica.

Aprimorar os conhecimentos acerca da conservação da avifauna e tornar a região de Conceição do Mato Dentro, através das UCs MoNa Serra da Ferrugem e Parque Natural Municipal do Tabuleiro, reconhecida nacional e internacionalmente como local para observação da vida silvestre, especialmente birdwatching, através de um turismo responsável, que preserva o meio ambiente e privilegia o desenvolvimento local demonstra uma visão de futuro e pioneirismo com o estabelecimento do censo de aves e vida silvestre.

Segundo Douglas B. Trent, ecólogo idealizador do projeto, ”observar aves é muito mais que ir para a mata e ver pássaros, é uma experiência completa de imersão na natureza e de respeito à vida, a partir do momento que nós passamos a conhecer e respeitar a fragilidade da nossa biodiversidade”. Um observador de aves, além de ter o prazer de interagir com a natureza, também ganha em saúde. Hoje diversos estudos de universidades mundo à fora, comprovam a eficácia da observação de aves para a prevenção de doenças e redução do stress.

A importância do estudo para estabelecimento da população de avifauna e vida silvestre realizada mensalmente nos períodos de pesquisa, atende a duas frentes de estudo. O primeiro é a melhor compreensão do uso do bioma pelas aves, pouco conhecido e estudado. Segundo, o projeto realizará um estudo ininterrupto que servirá como linha de base populacional para estudos comparativos no futuro, que poderão medir eventuais mudanças às quais as populações estarão sujeitas.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE