24 JUL 2023
IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA DE CÓRREGOS EM RESTAURO

CMD, SEGUNDA-FEIRA 24.07.2023 – A Igreja Nossa Senhora Aparecida de Córregos, continua passando por um importante processo de restauro para preservar sua rica história e beleza arquitetônica.

Recentemente, nos dias 19 e 20 de julho, uma equipe do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro estiveram presentes na obra para realizar fiscalização minuciosa dos serviços em andamento.

Durante a inspeção, foram feitas descobertas valiosas que apontam para a antiguidade da construção. Pilares em braúnas, com mais de 5 metros de profundidade, pinturas com dobramento e base de pilares em pedra sabão foram encontrados, evidenciando vestígios da primeira fase da construção da igreja.

Segundo a equipe do IEPHA, as pinturas com douramentos podem ser datadas da mesma época da pintura da Igreja Matriz de Conceição, o que as torna ainda mais relevantes para o contexto histórico da região.

Curiosidades das datas que existem na fachada da igreja em Córregos:
1722 a 1738: período da construção da igreja;
1872: ampliação da igreja, torre e coro;
1994: intervenções realizadas no projeto;
2023: restauração arquitetônica.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida de Córregos, possui uma história rica e significativa. Ao longo dos anos, passou por diversas etapas de construção e intervenções que refletem a evolução da arquitetura e a importância religiosa na comunidade local.

E para garantir a preservação desta rica história, todos os meses serão publicadas informações sobre o andamento da obra de restauro.

O trabalho de restauração da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Córregos é de extrema importância para a preservação do patrimônio histórico e cultural da região. Você gostou? Continue acompanhando nossas redes sociais e site oficial, em breve mais atualizações.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA