15 JUL 2023
CMD ACONTECE
PERSONALIDADE DO JUBILEU, SR. OTÁVIO LOPES, UMA VIDA DE DEDICAÇÃO E GRATIDÃO EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, SEXTA-FEIRA 14.07.2023 – “Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente, com o amor” (Cícero). Figura carimbada como barraqueiro do Jubileu, Sr. Otávio, emociona com seu exemplo de boa vontade, que transformou sua trajetória. Por sua história, hoje ele está no quadro Personalidade de Conceição.

Sr. Otávio Lopes, o barraqueiro ativo no Jubileu, nasceu na encantadora cidade de Juiz de Fora. Para ele, falar sobre a festa da qual faz parte é uma experiência emocionante. Desde tenra idade, seus pais o levavam consigo, trazendo mercadorias para vender, e essas memórias ainda ressoam com alegria em sua mente.

Naquela época, havia poucos barraqueiros, e seu pai acabou se tornando conhecido entre os moradores de Conceição do Mato Dentro. Ele costumava organizar leilões em prol da igreja, encontrando uma oportunidade para realizar suas vendas. Embora seu pai tenha falecido há 26 anos, Otávio guarda memórias afetuosas dessa época, cheias de lembranças felizes.

Otávio é profundamente grato ao seu pai, pois ele deixou um legado que o inspirou a seguir em seu ofício de vendedor. Quando seu pai partiu, Otávio tinha apenas 12 anos de idade, mas decidiu continuar vindo à feira todos os anos. Hoje, aos 57 anos, essa tradição se tornou mais do que uma simples prática para ele, transformando-se em um vício saudável. Na feira, ele se reúne com amigos de seu pai, bem como outros barraqueiros e muitos moradores de Conceição do Mato Dentro. É um encontro que preenche seu coração de alegria e o faz sentir-se parte de uma comunidade unida.

Embora seja triste testemunhar a partida de muitos barraqueiros ao longo dos anos, Otávio compreende que a vida continua. Ele encontra em Conceição do Mato Dentro uma cidade acolhedora, onde os barraqueiros se sentem verdadeiramente em casa. Ele afirma que é o melhor lugar para exercer essa profissão. Otávio valoriza e afirma a importância de representar seus pais, que o ensinaram a ser um trabalhador incansável e, acima de tudo, honesto. Deseja sinceramente que sua vida seja longa para continuar a honrar o legado que lhe foi deixado.

Sua gratidão é direcionada primeiramente a Deus e, em seguida, a Conceição do Mato Dentro. Ele se considera imensamente feliz e sempre reitera que, mesmo se um dia parar de vender, será um visitante fiel à cidade sempre que possível. Para Otávio, a cidade é verdadeiramente encantadora, e sua gratidão abrange todos os aspectos dessa experiência maravilhosa.
Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao barraqueiro, Sr. Otávio Lopes, que além de vender seus produtos no Jubileu, doa com muito amor sua alegria de viver a quem quiser receber.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO