05 JUL 2023
CULTURA
1º CONCURSO MUNICIPAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL: PELOS SABERES E SABORES DO QUEIJO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, QUARTA-FEIRA 05.07.2023 – Conceição do Mato Dentro é um dos onze municípios que compõem a microrregião produtora de queijo artesanal do Serro. Visando resgatar a tradição e as histórias da região, a Prefeitura de Conceição em parceria com a EMATER-MG realizou, no dia 03 de julho, o 1º Concurso Municipal do Queijo Minas Artesanal de Conceição do Mato Dentro.

No evento, que aconteceu no Casarão Lages, foram anunciados os vencedores do 1º Concurso Municipal de Queijos Artesanais em Conceição, além da entrega solene dos primeiros certificados de registro de produtores de queijos artesanais pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os queijos foram avaliados nos quesitos de apresentação, textura, cor, consistência, sabor e aroma. Confira os premiados:

1° Marco Antônio Guarino Tanure
2° Mário de Araújo Souza
3° Irenice de Fátima Mariano Bicalho (Nicinha)

Antes do anúncio dos vencedores, o Médico Veterinário do município, Vinicius Lopes Ribeiro, ressaltou a importância do registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “O ganho em segurança alimentar, econômico, cultural e de caráter social que o serviço traz para o município é enorme, tendo em vista que é uma fonte de economia circular e fonte de recursos renováveis para o município, valorizando assim os produtores rurais locais” afirma ele.

O Médico Veterinário da EMATER/MG de Conceição do Mato Dentro, Carlos Frederico de Abreu, destacou o aprendizado que um evento como esse proporciona. “Temos cerca de 10 produtores de queijo com registro no município, o que motivou a realização do 1º Concurso Municipal. É uma experiência de profissionalização e inovação, que qualifica e reconhece os produtores da região”, atestou.

Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Magno Gumercindo, a realização do concurso foi um sucesso. “Um dos benefícios que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) traz é a independência financeira por parte da mineração, haja visto que se trabalha com produtos de fontes renováveis, com o ganho econômico no setor rural do nosso município."

No total, 09 amostras de queijos foram avaliadas por 05 jurados. Os queijos inscritos são provenientes de produtores rurais locais com registro. Os três ganhadores irão concorrer no 38º Concurso do Queijo Regional do Queijo Minas Artesanal na cidade de Paulistas, no dia 15 de julho.

A Sra. Maria dos Anjos e do Sr. Mário Souza, produzem queijo na fazenda Retiro Jardim e ganharam em 2º lugar, afirmam que esse é o primeiro concurso que participam presencialmente e que estão gostando da experiência. “Recentemente fomos premiados em 4º lugar no XXXVII Concurso Regional de Qualidade do Queijo Minas Artesanal, em Santo Antônio do Itambé e hoje ganhamos em 2º lugar aqui em Conceição, estamos muitos felizes” comemorou Dona Maria.

É importante destacar que essas iniciativas fomentam a agricultura por meio da valorização do homem do campo e da agricultura familiar.

A realização do 1º Concurso Municipal do Queijo Minas Artesanal de Conceição do Mato Dentro é uma parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER/MG.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA