Em todo o País, o dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Luta essa que deu origem a Reforma Psiquiátrica no Brasil e é caracterizado pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
Esse movimento tem como objetivo a inclusão social e o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa em sofrimento mental para tratá-la. Essa ideia é baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O Movimento da Luta Antimanicomial traz a lembrança que assim, como todo cidadão, estas pessoas têm os direitos fundamentais à liberdade, de viver em sociedade, receber cuidado e tratamento, sem que para isto, tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.
Em Conceição do Mato Dentro temos as seguintes Unidades que fazem parte da rede Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), conforme a complexidade:
• Unidade Básica de Saúde – UBS;
• Centro de Atenção Psicossocial – Girassol – CAPS I AD;
• Unidade de Pronto Atendimento Doutor Juvêncio Guimarães – UPA;
• Hospital Imaculada Conceição – HIC.
A Lei n°10.216, de 06 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
A Potaria n° 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Local: CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO