27 MAR 2023
DICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

CMD, SEGUNDA-FEIRA 27.03.2023 – Conheça algumas maneiras de economizar água e ajudar o meio ambiente.

1. Fique atento aos vazamentos: Torneiras pingando podem desperdiçar até 46 litros de água por dia. Se você identificar algum na rua, ligue para a Central de Atendimento 115. Preste atenção também nos vazamentos dentro do seu imóvel e conserte-os imediatamente.

2. Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

3. Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como arejador de torneiras, restritor de vazão, e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos.

4. No jardim, prefira regar as plantas à noite, pois esse hábito reduz as perdas de água por evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.

5. Ao escovar os dentes, feche a torneira e reabra apenas na hora do enxágue. Uma torneira aberta por 5 minutos gasta aproximadamente 12 litros de água.

6. Ao lavar a louça, retire os resíduos, ensaboe os utensílios e depois abra a torneira para enxaguar. Ao deixar a torneira da cozinha ligada por cinco minutos o consumo médio é de 55 litros de água.

7. Para lavar a roupa, a dica é juntar o máximo de peças possível. Uma máquina de lavar com capacidade de 5 quilos, o consumo é de 135 litros de água. Já no tanque, a torneira aberta por 15 minutos representa um consumo médio de quase 280 litros.

Economizar água é preservar a vida!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE