05 JAN 2023
JANEIRO BRANCO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL

É um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental.

Por que Janeiro Branco? Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem boas reflexões acerca das suas vidas. A cor branca simboliza "folhas ou telas em branco", representando novas possibilidades e recomeço sobre as quais podemos projetar.

Em nosso município, você pode procurar ajuda pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, um serviço especializado de saúde mental, de caráter aberto e comunitário, incluindo usuários de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

E agora contamos com mais uma unidade de cuidado, com a chegada do CAPS i (infanto-juvenil): que atenderá crianças e adolescentes que apresentam sofrimento mental grave e persistente, até 17 anos.

A assistência em saúde mental é realizada por equipe multiprofissional composta por: psiquiatras, clínicos, fonoaudiólogos, psicólogos, oficineira e equipe de enfermagem.

Há psicólogo também na atenção primaria. Os atendimentos acontecem também nas UBS, oferecendo esse cuidado e suporte na Saúde Mental.

Quem cuida da mente, cuida da vida. Cuide-se. Ame-se: da “cabeça” aos pés!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE