26 OUT 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PREFEITURA REALIZA 3º MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

CMD, QUARTA-FEIRA 26.10.2022 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro informa que estão abertas, entre os dias 26/10 a 11/11, às inscrições para o 3º Mutirão de Castração de Cães e Gatos em parceria com a ONG AJUDA – Aliança Juizforana para Defesa dos Animais e a Anglo American. As inscrições estão sendo realizadas no Departamento de Vigilância em Saúde – Rua Chiquito Costa, 41, Brejo – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

🐾 LOCAL DO CASTRAMÓVEL
O ônibus da ONG AJUDA ficará estacionado em frente ao Ginásio Poliesportivo Municipal – Av. Casemiro de Souza, s/n - Bairro Brejo. As castrações serão realizadas a partir de 07h30, entre os dias 18/11 e 21/11.

🐾 ATENÇÃO!
- Os cadastros dos animais somente serão realizados mediante o comparecimento do proprietário/responsável pelo mesmo para preenchimento e assinatura da Ficha de Cadastro.
- É necessário trazer os documentos do proprietário/responsável: xerox da identidade, CPF e comprovante de endereço.
- Caso o proprietário/responsável pelo animal seja beneficiário do Programa Bolsa Família, também é necessário trazer o cartão, pois, se caso ultrapassar o número de vagas para castração, esse será um dos critérios para selecionar os animais que participarão da ação.
- O proprietário/responsável deve ter 18 anos ou mais e disponibilidade de horário no dia da castração para aguardar todo o processo.

🐾 OS INTERESSADOS DEVERÃO AINDA OBSERVAR OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
- Poderão ser castrados cães com peso mínimo de 03 (três) quilos e máximo de 40 (quarenta) quilos;
- O animal (cão ou gato) deve ter idade entre 06 meses e 07anos;
- Cadelas e gatas no cio podem ser castradas;
- Animais amamentando e que tenham criado a menos de 50 dias não podem ser
castrados;
- O animal (cão ou gato) deve estar em boas condições de saúde;
- Serão castrados animais sem raça definida;
- Para evitar maiores complicações, serão castrados todos os animais, exceto as raças: Shitszu, Ihasaapso, buldogue, boxer, pinsher, pug, YorkShire, shinalzer, pequinês, Lulu e gatos persa;
- Para realizar a cirurgia de castração, o animal (cão ou gato) deve fazer jejum de água e ração a partir de meia noite;
- No dia da castração o proprietário/responsável pelo animal deve trazer manta/ cobertor para aquecer seu animal após a cirurgia;
- Gatos devem ser trazidos em caixa de transporte devidamente identificada (não podem ser trazidos no colo);
- Cães devem ser trazidos em guia (coleira);
- Se o animal (cão ou gato) for MACHO, o proprietário/responsável será orientado a como utilizar o Colar Elizabetano;
- Caso o animal (cão ou gato) não passe na avaliação veterinária por questões de saúde ou jejum a castração não será realizada.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE