24 OUT 2022
CULTURA
CONCEIÇÃO MAIS CULTURA: PREFEITURA INAUGURA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM CANDEIAS

CMD, SEGUNDA-FEIRA 24.10.2022 – A comunidade de Candeias, lugarejo depois do distrito de Itacolomi, comemorou a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, nesse domingo (23/10), com a reinauguração da Capela de Nossa Senhora do Rosário, patrimônio material que foi  totalmente restaurada pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro.

As comemorações da festa de Nossa Senhora do Rosário tiveram como destaque o cortejo do reinado, participação expressiva da comunidade e presença ilustre da marujada que, conforme manda a tradição, dança e canta para Nossa Senhora do Rosário com manifestações vivas de fé e devoção. Eles representam, para todos nós, Patrimônio Imaterial e uma riqueza cultural ímpar!

A população local, unida na fé e em seus ideais, comemorou junto à secretaria de cultura e prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro a entrega de seu patrimônio restaurado!

De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages, os elementos que integram a Capela também foram restaurados na sede de Conceição do Mato Dentro, no ateliê da empresa Cantaria Conservação e Restauro. “Além da restauração do local, a Prefeitura se preocupou com o restauro de cada item. Tudo feito com responsabilidade e cuidado para preservar o máximo possível as características originais, mantendo a nossa história e memória”, explicou Silvana Lages.

A Capela de Nossa Senhora do Rosário ocupa a parte mais alta da encosta e foi construída pelo senhor José do Patrocínio Candeia, padrinho de dona Eva Fortunata Candeia, moradora do local, que se tornou zeladora e guardiã do templo. Outro projeto importante e já em andamento é a restauração da Casa de Dona Eva, propriedade que ela doou para a  Associação Quilombola de Candeias.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA