30 SET 2022
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DR. TARCÍZIO LAZZARINI, O DENTISTA APAIXONADO PELO SÍTIO

CMD, SEXTA-FEIRA 30.09.2022 - "Nada que você veste é mais importante que o sorriso", (Connie Stevens). Cuidar do sorriso das pessoas, muitas vezes, resgatando não apenas a saúde, mas, sobretudo a autoestima, vai além de uma profissão, é uma dádiva. No município, temos um dentista com prestígio na profissão e, principalmente, amor, cuidado e acolhimento aos pacientes no tempo em que exercia a odontologia, estamos falando do Dr. Tarcízio, que hoje conta parte de sua história na série Personalidade de Conceição.

Tarcízio Ferreira Lazzarini, conhecido como Dr. Tarcízio Lazzarini, nasceu em Conceição do Mato Dentro e é filho dos saudosos Léo Lazzarini e Nicolina Jophifina Ferreira. "Minha infância foi maravilhosa, não senti falta de nada, meus pais sempre foram muito presentes em minha vida e não faltava nada mesmo, graças a Deus", recordou.

Nascido em uma família próspera, Dr. Tarcízio teve a oportunidade de estudar e relembra saudoso sua trajetória estudantil. "Fiz o primário na Escola Daniel de Carvalho, assim que conclui fui estudar no Ginásio São Francisco. Formei-me e fui morar em Diamantina para fazer o antigo curso científico, na sequência passei no vestibular e iniciei a faculdade de odontologia".

Residindo na terra de Juscelino Kubitschek, Dr. Tarcízio conheceu a saudosa Tânia Lazzarini. "Ela se foi, mas continuará sendo minha eterna esposa. Uma pessoa incrível e de grande importância em minha vida. Nosso primeiro encontro aconteceu da seguinte forma: eu estava lá estudando e ela foi a passeio, nos conhecemos por acaso, nos apaixonamos e logo começamos a namorar. O casamento veio rapidamente na sequência", se emocionou.

O dentista recém-formado e casado deixou o município de Diamantina para exercer a profissão na capital mineira, onde teria mais oportunidades. "Em Belo Horizonte eu atuei por 35 anos, período em que fui muito feliz e realizado em todos os aspectos, enquanto profissional e também na vida pessoal", frizou o Dr. Tarcízio.

"Com minha querida Tânia tive dois filhos maravilhosos: Cristiano conhecido como Títi e Rodrigo, o Digão. Nossos filhos hoje são casados, graças a Deus. São formados e resolvidos na vida! Nos deram três netos, eles são uma verdadeira realização para mim", acrescentou o dentista.

Ao se aposentar, o famoso Dr. Lazzarini resolveu retornar à Conceição do Mato Dentro. "Surgiu um convite para que eu fosse secretário Municipal de Saúde no município e trabalhei uns sete anos na função. Foi muito gratificante, fiz tudo que pude com muito zelo, lembro que o trabalho foi árduo", contou.

Atualmente, aos 77 anos, Dr. Tarcízio cuida do sítio, um espaço privilegiado que resgata o charme das antigas fazendas de Minas sem deixar de oferecer sofisticação e beleza. "Com o passar do tempo, resolvi vir cuidar de meu sítio, de minhas criações, o meu cantinho onde amo morar. O local é situado dentro de minha terra querida, Conceição do Mato Dentro".

"Hoje agradeço a Deus por tudo, até mesmo por ter passado pela doença COVID. Fui internado por três meses e sobrevivi por um milagre dEle. Convivo com a saudade da minha esposa, é algo muito presente dentro de mim, mas aceito a vontade de Deus", concluiu o Dr. Tarcízio.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Dr. Tarcízio Lazzarini, dentista filho da terra que por quase 40 décadas devolveu o brilho do sorriso às pessoas.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA