19 SET 2022
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO CONQUISTA TRÊS MEDALHAS NO MUNDIAL DO QUEIJO

Ao todo, oito produtores da região do Serro foram premiados

CMD, DOMINGO 18.09.2022 - Sábado de vitória e muita comemoração na capital paulista. Os queijos da região do Serro representaram com louvor, qualidade e sabor e, sobretudo, muita capacidade técnica no Mundial do Queijo no Brasil, que começou na última quinta-feira (15) e segue até este domingo (18). Quatro participantes do Programa Crescer da Anglo American em parceria com a Tecnoserve, e, apoio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro foram premiados com cinco medalhas em categorias diversas. Outros quatro produtores participaram de forma independente, somando mais cinco prêmios para a região do Serro.

É importante destacar que, o Mundial do Queijo reconhece os melhores queijos do mundo e conta nesta edição com 1.132 participantes do Brasil e outros 11 países. "Foi com muita alegria que recebemos a classificação geral do concurso e vimos os queijos da região do Serro sendo premiados. Somente de Conceição foram três medalhas, duas com a Estela Mares com o Queijo Dona Iaiá e uma da Nicinha com o Queijo Giovane Tomazinho e Nicinha", comemorou a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages.

Ainda conforme Silvana, o resultado dos produtores da região no Mundial do Queijo do Brasil demonstra que o trabalho em conjunto realizado tem dado resultado. "O mundo tem reconhecido nosso valor e, consequentemente, os produtores se sentem ainda mais valorizados, elevam a qualidade dos produtos, geram mais renda e preservam o mais importante, a nossa história", ressaltou.

Conheça os premiados pelo Programa Crescer:

- Aguimar Antônio Barbosa, Ouro Fino (ouro na categoria um ano de maturação) - Serro.

- Estela Mares, Queijo Dona Iaiá (bronze na categoria 30 dias de maturação e prata na categoria 60 dias de maturação) - Conceição do Mato Dentro.

- Irenice Bicalho (Nicinha), Queijo Giovane Tomazinho e Nicinha (bronze na categoria casca lisa com 20 dias de maturação) - Conceição do Mato Dentro.

- Dona Neusa Alves Pimenta, Recanto dos Pimentas (bronze na categoria 45 dias de maturação) - Alvorada de Minas.

Produtores independentes:

- Cristiane Brandão, Maria Nunes (bronze na categoria casca florida 100 dias e Minas Artesanal com 45 dias) - Santo Antônio do Itambé.

- Ivacy Pires dos Santos, Quilombo (ouro na categoria ouro casca florida com 45 dias), Sabinópolis.

- Nonato Santa Rita, Sô Toni (prata na categoria meia cura) - Paulistas.

- Eduardo Pires, Queijo Ventura (bronze na categoria casca mofada com 45 dias de maturação) - Serro.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA