15 SET 2022
DEFESA CIVIL
ESCORPIÃO? AQUI NÃO!

CMD, QUINTA-FEIRA 15.09.2022 – A proliferação e acidentes com escorpiões estão cada vez mais comuns em nosso município. Em 2020, ocorreram em Conceição do Mato Dentro, 152 acidentes envolvendo escorpiões, sendo 115 na zona urbana e 37 na zona rural. No ano de 2021, ocorreram 96 acidentes, sendo 71 na zona urbana e 25 na zona rural. Já em 2022, até a presente data, ocorreram 56 acidentes envolvendo escorpiões, sendo 49 na zona urbana e 7 na zona rural. No período de 2020 a 14 de setembro de 2022, um total de 79% dos acidentes com escorpião foram ocorridos na zona urbana.

Por isso, é importante ter cuidado para evitar acidentes, que podem ser graves quando envolvem crianças e idosos.

Cuidados para evitar a ocorrência de acidentes com escorpião:

- Afastar camas e berços da parede;
- Não deixar que roupas de cama toquem o chão;
- Não pendurar roupas na parede;
- Verificar com cuidado roupas, calçados e toalhas antes de serem usados;
- Usar luvas de raspa de couro para a remoção dos entulhos.

Em caso de acidente, o local da picada deve ser lavado com água e sabão e a orientação médica deve ser imediata.

Lembrando que, não se deve: amarrar ou fazer torniquete; não aplicar nenhuma substância tal como álcool, querosene, fumo e ervas e não oferecer bebida alcoólica ao acidentado, o que pode agravar o quadro de saúde.

Para evitar a ocorrência, a permanência e a proliferação dos escorpiões, os moradores devem ter cuidados com o ambiente, como:

- Manter limpos quintais e jardins;
- Não acumular folhas secas e lixo domiciliar nas residências;
- Limpar e não jogar lixo em terrenos baldios;
- Eliminar fontes de alimento para os escorpiões, como as baratas;
- Não acumular entulhos, restos de madeiras e restos de materiais de construção;
- Rebocar frestas nas paredes;
- Telar a abertura de ralos, pias e tanques;
- Proteger os predadores naturais dos escorpiões: calangos, lagartixas, corujas e sapos.

ATENÇÃO!
Em relação ao controle químico dos escorpiões, tal prática não é recomendada pelo Ministério da Saúde. A aplicação de produtos químicos não é eficaz, visto que os escorpiões podem ficar meses sem se movimentar, sendo dificilmente alcançados pelos venenos.

Em caso de acidentes com escorpiões, acione a equipe da Vigilância em Saúde.

Vigilância em Saúde – 3868-2698

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO