19 AGO 2022
TURISMO
O QUE FAZER EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO DURANTE O FIM DE SEMANA? TEMOS DICA BOA PARA VOCÊ!

CMD, SEXTA-FEIRA 18.08.2022 – A dica de hoje é um lugarejo muito querido e especial, estamos falando do Cemitério do Peixe que, entre os dias 25 de 28 de agosto de 2022, receberá o Jubileu de São Miguel e Almas.

Pequeno lugarejo, pertencente ao município de Conceição do Mato Dentro, Cemitério do Peixe constitui-se de uma única igreja, e um cemitério, que por sinal, dá nome ao lugar. Tem-se ali, um aglomerado de casas, no número de duzentas, todas caiadas de enorme brancura, de simplicidade e de mistério. É banhado pelo Rio Paraúna, de caudalosas águas, em meio a uma colina, vizinho ao distrito de Capitão Felizardo. Está distante de Diamantina apenas 40km.

Dos mitos de sua criação há inúmeras versões, dentre elas, a riqueza da região, que atraiu o olhar da metrópole portuguesa a existência de pedras preciosas e ouro naquele lugar. Há a versão de que um fazendeiro, criador de gado, dono de alguns garimpos e proprietário dessas terras, um certo Canequinha, nascido em 1860, teria doado parte de suas terras à Igreja, a fim de que se construísse nas mesmas uma capela e um cemitério. E que mais tarde, ainda construiu algumas casinhas para abrigar padres e fiéis.

Com relação à igreja, essa é na verdade a pequenina Capela votada a São Miguel Arcanjo, fica em frente ao cemitério, que é epigrafado pela seguinte placa: “Ó tu que vens a este cemitério, medita um pouco nesta campa fria: eu fui na vida o que tu és agora, eu sou agora o que serás um dia”. Por essa epígrafe e pelo fato de o lugarejo se manter vazio por quase todos os dias do ano, é que o lugar guarda força quase mística de celebração e milagres. E é, por muitos, conhecido como cidade fantasma!

O lugarejo recebe cinco missas por ano, entretanto, essas missas acontecem por cinco dias consecutivos. Nesses dias o lugarejo se transforma em local de romaria, um verdadeiro jubileu de pedidos e agradecimentos pautados nas lágrimas, olhares, sorrisos, joelhos ao chão e fé. São milhares de fieis dividindo o espaço de peditório, louvor e ofertório a São Miguel Arcanjo e às Almas. Nessa época do ano, a capela, o cemitério e as casinhas são cuidadosamente caiados de branco, suas portas e janelas pintadas de azul.

A festa e dias de devoção é mantida pelos fiéis, que contribuem materialmente para que esses momentos de fé, que alimentam todo um ano de venturas, sejam mantidos ano após ano, geração após geração, em seu rito e sua tradição.

Lembrando que, para mais informações sobre este e outros atrativos entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista de Conceição do Mato Dentro (CAT) por meio do telefone (31) 3868 2223 ou pelo instagram: @catcmd

📸 CBH Rio das Velhas - TantoExpresso: Ohana Padilha

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO