CMD, QUARTA-FEIRA 17.08.2022 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro tem trabalhado incansavelmente para melhorar os processos interno e, sobretudo, o traçar o planejamento das ações desenvolvidas pelas secretarias ao longo dos meses. Um dos mecanismos para alcançar este objetivo são os rituais desenvolvidos pelo Instituto Áquila, onde todos os secretários selecionam indicadores e metas, e, apresentam o desenvolvimento das ações. O 8º encontro do Ritual de Gestão com ações referentes ao mês de julho, aconteceu no dia 04 de agosto e foi um sucesso.

Abrindo as apresentações, a secretária de Turismo Rejane Otoni, mostrou a execução do Projeto de Operação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com 56% estruturado, prestou contas sobre a 30ª Cavalgada do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e destacou também a implantação de um CAT com sede no distrito de Santo Antônio do Norte (Tapera).

Em seguida, a secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana Edileia Utsch, apresentou o indicador de tempo médio para Emissão da Declaração de Conformidade Ambiental. Segundo ela, o tempo médio para emissão em 2021 era de 40 dias, atualmente com a execução do Plano de Ação caiu para 5 dias corridos. Já o tempo médio para Emissão de Intervenção Ambiental, o tempo médio em 2021 era de 43 dias, este ano, com o Plano de Ação caiu para 15 dias corridos. Ainda segundo Ediléia, o tempo médio para Concessão de Alvará agora é de 25 dias corridos, sendo que em 2021 o cidadão precisava aguardar 60 dias. O Meio Ambiente apresentou também o início da elaboração do Projeto de Operação IPTU Verde.

Na sequência, a secretária de Saúde Marizélia Radichhi, deu ênfase na execução do Plano de Operação para inauguração do Hospital Municipal, tão aguardado pela população conceicionense. O quarto a se apresentar foi o Procurador Filipe Gaeta, que mostrou as análises das demandas externas e das desapropriações entregues, destacando o próximo passo que é a criação de plano de ação para desapropriações, uma vez que as demandas externas não sofrem atraso.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Flávia Magalhães, apresentou o Plano de Ação do Fundo Soberano em execução, com 62% do projeto concluído. Além da análise para a construção de uma nova sede para a Prefeitura, que consta com 28% do projeto concluído. Flávia também frisou sobre o monitoramento da execução da LOA estratificado por secretaria.

O secretário de Infraestrutura e Transportes Geuber Campos, mostrou o acompanhamento para a execução das obras de drenagem no bairro Bela Vista e Córrego Pereira. Logo após, representando a Secretaria Municipal de Governo, a servidora Claudineia Aguiar, apresentou a execução do projeto Programa Governo Itinerante, que contará com editais para execução de projetos junto às Associações Municipais, que já tem 34% da execução concluída. Além do Plano de Ação referente ao indicador de incidência de casos relacionados à lei Maria da Penha e a elaboração do projeto CNH Social.

Apresentando sobre a estruturação para a coleta do IPTU, a secretária da Fazenda Marianna Pires deu continuidade as apresentações. Em relação ao esporte, o secretário Leonardo Otoni, registrou o projeto de operação para a inauguração do Estádio Juvêncio Guimarães. Em seguida, a secretária de Educação Juliana Rajão, apresentou a elaboração do Plano de Ação referente ao indicador "Desempenho em provas de Português e Matemática Anos Iniciais IDEB", assim como a inauguração do Polo Educacional do município, do qual conta com 70% do Projeto de Operação concluso, inclusive com períodos de inscrições em andamento.

O secretário de Desenvolvimento Social Victor Lages, deu ênfase aos indicadores de número de atendimentos, número de benefício de água e luz e número de cestas básicas. Ele disse, que com o Plano de Ação em execução, a entrega dos serviços na Zona Urbana passou a ser de 4 dias. Falou ainda do Projeto Habitação – Programa Mais Casa, com ferramenta ajustada às particularidades do município e já iniciado o acompanhamento das obras, com 3 casas já entregues à população. Ponderou que será iniciado um novo indicador de "Prestação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF”.

A secretária de Cultura Silvana Lages, mostrou a execução do Plano de Ação de ICMS Cultural com 36% já concluso, a meta é passar do 5° lugar para a 4ª colocação na pontuação do ICMS. Ressaltou a Lei de Incentivo à Cultura, e ainda, o Plano de Ação em execução para a elaboração de Editais de Credenciamento de Artistas e Programa de Fomento à Cultura.

A agricultura também esteve em foco, o secretário de Desenvolvimento Rural Magno Gumercindo, mostrou que o indicador "Efetividade das Máquinas", em que os operadores passaram a enviar as informações como solicitado e para controle da manutenção das máquinas teve iniciada uma cobrança ativa por parte da secretaria, assim como o seu controle. Está sendo executado, conforme informou, o Plano de Operação para a regularização do matadouro da cidade, além da elaboração de plano para a construção de novo matadouro com mais tecnologia e em local melhor adequado.

A Ouvidoria, representada pelo servidor Mílvio Carneiro, teve destaque no indicador prazo médio de resposta. O Plano de Ação em execução mostrou que o tempo médio de resposta pelas secretarias que era de 41 dias, atualmente a Prefeitura conseguiu estabelecer o marco de 19 dias de resposta pela Ouvidoria.

E encerrando as apresentações, a secretária de Administração e Recursos Humanos Soraya Simões, mostrou a execução do Plano de Ação referente a estruturação dos processos de licitação do município e as vistas de maior celeridade no tempo de processamento das requisições com a criação de um processo pré-licitatório para auxiliar nas inconformidades das requisições.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO