05 AGO 2022
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: ANTÔNIO MAJÓ, O ARTESÃO QUE SEGUE O LEGADO DO PAI

CMD, SEXTA-FEIRA 05.08.2022 - "Pai, eu não faço questão de ser tudo. Eu só não quero e não vou ficar mudo pra falar de amor pra você" (Canção Pai - Fábio Jr). O amor entre pai e filho é um sentimento sublime e, sobretudo, de muita dedicação e amizade. Ao perceber a necessidade de ajuda por parte de seu pai, Sr. João Majó, o filho Antônio Majó renunciou a própria vida para viver os sonhos dele. Aprendeu a sua profissão e passou a seguir cada passo que era dado. Por seu talento como artesão, reconhecido em toda região e até mesmo fora dela, mas principalmente por seu exemplo como filho, hoje a homenagem na série Personalidade de Conceição será ao Antônio Majó.

Antônio José de Almeida, conhecido como  Antônio Majó, nasceu no dia 4 de julho de 1954, em Conceição do Mato Dentro. "Sou um dos 14 filhos do saudoso João Luiz de Almeida o famoso João Majó e da querida dona Jacira Luchesi de Almeida. Tive uma infância muito boa, brinquei bastante de carrinho e joguei muita bola com os amigos. Consegui estudar, formei e conclui o segundo grau", contou Antônio Majó, ressaltando a importância da subida da Santana em sua vida.

"Depois de formado, resolvi mudar para a cidade grande, BH. Trabalhei em uma empresa de tecido foi o meu primeiro emprego e atuei durante 30 anos na mesma função", recordou. O tempo passou e Antônio Majó conheceu uma moça chamada Antônia. "Namoramos uns quatro anos e resolvemos nos casar. Ela é uma joia para mim, formamos uma família com dois filhos, o Felipe e o Juliano, que já são casados. Inclusive, somos avós de um lindo netinho, o Benício", comemorou.

Dizem que filho de peixe, peixinho é... Ao retornar à Conceição a pedido do Sr. João Majó, Antônio se redescobriu no ofício do pai. "Meu pai era artesão e já com a idade avançada me convidou para ajudá-lo. Resolvi voltar para minha terra querida e dar continuidade à arte dele. Com o tempo ele veio a falecer e eu até achei que minha missão estava cumprida, mas está no sangue, acabei tomando conta de tudo", se emocionou.

"É muito gratificante para mim o que faço e saber que aprendi com meu pai é maravilhoso. Aqui faço arreios e cintos, na verdade, de tudo um pouquinho. O trabalho é realizado por encomenda. Minha família mora fora, mas eu acostumei aqui em Conceição, vou para lá resolver coisas da casa  junto com minha companheira e esposa, e, mais para descansar e curti a todos", recomendou Antônio Majó.

Aos 68 anos de idade, Antônio Majó diz que 18 deles foram dedicados ao ofício do pai. "Agradeço a Deus por ter me dado a chance de vim trabalhar com meu grande pai e poder dar seguimento aos trabalhos que ele fazia. Sou muito feliz e realizado, levo o que meu pai deixou de herança para mim. Muito trabalho, honestidade e, principalmente, o respeito a todos que me cercam. Não tem dinheiro que pague a educação que ele e nossa mãe nós deu. Com a minha idade trabalho, cuido de tudo com muito carinho. Honro a profissão que meu pai me deixou", finalizou.

Essa é a uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Antônio Majó, um dos principais artesãos de Conceição e região, que enaltece o nome da cidade com a sua arte.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA