08 JUL 2022
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: SEU ALÍPIO DA FARMÁCIA, DE FUNCIONÁRIO A PATRÃO!

CMD, SEXTA-FEIRA 08.07.2022 - "Ama-se mais o que se conquista com esforço" (Benjamin Disraeli). Esforço sempre foi a palavra de ordem na vida de Seu Alípio, unida ao amor que sente pelo ramo farmacêutico, fez com que realizasse seus sonhos. Poucas pessoas sabem como foi sua trajetória para ter sua popular farmácia no centro de Conceição e hoje ele conta a história na série Personalidade de Conceição.

Alípio Ribeiro Filho, conhecido como Seu Alípio da farmácia, nasceu no dia 11 de dezembro de 1933, no município de Dom Joaquim. É filho dos saudosos Sr. Alípio Miranda Ribeiro e da Srª Joana Ferreira  Madureira, e, irmão do Milton, Geraldo, Maria da Conceição, Sebastião Miranda (in memoriam), Maria José, Dirce e Antônia. "Quando criança, morei em Dom Joaquim até a idade de 17 anos, lá fiz o primário, na época considerávamos como um grande curso", relembrou.

Por ironia do destino, o primeiro emprego do Seu Alípio foi em uma farmácia. "Ainda em Dom Joaquim comecei a trabalhar na farmácia do Sr. José Moreira Mascaranhas, o saudoso José Mascaranhas, importante farmacêutico da época".

"Com o tempo e a ajuda de meu padrinho que me ofereceu estadia e pagar um curso para mim, resolvi ir para Belo Horizonte, mas não foi fácil, não consegui estudar. Passei por várias escolas! Eu era muito discriminado, diziam para mim que não tinham vaga para caipira", denunciou Seu Alípio.

Vislumbrando o ramo farmacêutico, Seu Alípio conta que trabalhou em diversas farmácias. Lembro de uma com o nome forte: Araújo. Lá aprendi muito, no entanto, era dificultoso. Minha intenção foi ir para BH para estudar, só que não consegui. Ficava muito triste, mas aceitei o destino", lembrou.

Na capital, Seu Alípio conheceu a Dona Diva Maria Simões, com quem se casou. "Depois que nos casamos, eu resolvi retornar para Conceição do Mato Dentro, onde moramos até hoje. Com a Diva construí uma família muito bonita, digo com muito orgulho, são meu verdadeiro tesouro. Tivemos a Aline, Átila, Augusto, Alípio Júnior e Alda, que nos deram lindos netos: Frederico, Ernesto, Cecília, Enzo e Alice".

Ao retornar para Conceição, Seu Alípio recebeu uma proposta irrecusável. "Como trabalhei com farmácia quase minha vida inteira, fui convidado pelo Dr. Sebastião Soares para juntos em sociedade abrirmos uma farmácia. Trabalhamos um tempo junto, ele me ajudou muito, mas passados uns anos resolveu desfazer a sociedade e eu continuei na luta", frisou Seu Alípio.

"A farmácia era bem pequena e ainda tinha uma forte concorrência, dois grandes farmacêuticos, que além de muita experiência, eram espetaculares e tinham uma boa segurança financeira. Com o tempo foi ficando mais fácil e com apoio da minha esposa que sempre foi muito minha amiga e companheira, fui cativando meus clientes, fazendo atendimento noturno e domiciliar. Tudo chegou no lugar! Bons tempos...".

Seu Alípio da farmácia faz jus ao apelido e com o trabalho atrás do balcão mostrando medicamentos, criou os filhos que, segundo ele, são todos estudados. Diz ter conseguido ampliar seus negócios. "Sou realizado, pois ter família e uma farmácia era o meu sonho. Cuidei da minha família e fiz muitas coisas, inclusive, conheci alguns países, posso dizer que aproveitei bastante. Tenho grandes amizades e mais do que nunca posso dizer que adquiri muitas experiências  e bastante prática. Além também de ter muita sorte e com a ajuda de minha esposa que sempre foi dedicada", comemorou.

"Agradeço muito por tudo que se passou em minha vida, pela saúde e pela minha família. A maioria dos remédios que indico, tenho retorno que o tratamento foi bom, mas também não deixo de alertar para procurarem um médico. Minha profissão é muito gratificante, sou muito  realizado", finalizou Seu Alípio.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Seu Alípio da farmácia, uma figura marcante do município, empresário de prestígio no ramo farmacêutico e muito querido por todos.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA