06 MAI 2022
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: CHICO DA DOCHA, DE INTEGRANTE DO GRUPO ´OS CÃES´, A VEREADOR

CMD, SEXTA-FEIRA 06.05.2022 - "Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo", Martin Luther King. Até onde vai a sua fé? Tem pessoas que apenas acreditam e não desistem dos seus sonhos. Em Conceição temos um exemplo de persistência, estamos falando do Chico da Docha. Quem o vê sorrindo não sabe pelo o que ele já passou, mas nunca desistiu e conquistou tudo o que desejava. Hoje vamos conhecer parte da sua história no quadro Personalidade de Conceição.

O Francisco Mattos Souza, conhecido como Seu Chico da Docha, nasceu no dia 27 de novembro de 1945, em Conceição do Mato Dentro. É filho dos saudosos Sr. José Júlio de Souza e da Srª Cândida Lages de Mattos. "Somos em 22 irmãos de 3 casamentos de meu falecido pai. Tive uma infância bem tranquila, estudei até o ensino médio. Assim que formei, recebi um convite para trabalhar em cidade grande e mudei-me para o Rio de Janeiro.Trabalhei como balconista em padaria, mas fiquei pouco tempo lá. Com o meu pai já velho, resolvi voltar para minha terra natal para ficar com ele, essa pessoa que tanto me ajudou em minha adolescência", recordou.

Ao retornar à Conceição do Mato Dentro, Seu Chico da Docha retomou os estudos e voltou a trabalhar. "Trabalhei em bares, supermercado, em escritório de contabilidade e com o tempo eu tive o meu próprio negócio. Apesar de estudar a noite, conheci uma moça do turno da manhã e meu destino mudou. Um dia fui fazer uma pesquisa na escola, de repente, eu olhei para ela e ela olhou para mim e logo começamos a conversar. Eu ficava ansioso para vê-la", detalhou.

"Apaixonado e certo do que eu queria, fui a casa da moça e pedi aos pais dela se podíamos namorar. Nossa, que época boa, viu? Casamos rapidinho, estou falando da Ana Lúcia de Mattos Souza, hoje minha esposa, pessoa amiga, companheira mãe, enfim, uma mulher maravilhosa", contou acrescentando, a propósito, que o seu apelido, Chico da Docha, foi dado pelo padre no dia do seu casamento.

Seu Chico ressalta a importância de sua família. "Tudo para mim, temos dois filhos: Herber e Herlon. Sou avô de quatro lindos netos, uma bênção de Deus: Matheus, João Pedro, Emanoel e Lavínia. Não posso deixar de falar de minhas noras que são como filhas para mim: Naidy e Regiane".

Durante a juventude, Seu Chico confessa que gostava de aproveitar as festas e bailes de Conceição. "Saíamos muito e aproveitávamos, tenho muita saudade do passado. Relembrando um pouco minha vida, gosto de contar que eu tinha um grupo de amigos  com o nome de 'OS  CÃES'. Para nós significava amizade sincera, éramos em cinco eu, Zé Carlos (Tibufu), Geraldo Honório (Go), Geraldo Vieira (Migaia) e o Paulo Cirino. Meus amigos de verdade".

Como ilustre cidadão conceicionense, Seu Chico da Docha tem relevantes serviços prestados à população. "Fui vereador de Conceição por dois mandatos e me sinto muito honrado por ter ocupado uma cadeira no legislativo. Fui presidente do Lions, participei do grupo fundador do CEFOME, nome dado pela minha irmã falecida a eterna Vaninha, participei junto com integrantes da fundação do Club Social, portanto, acho que com minha trajetória fui um contribuinte em algumas ações de nossa terra querida", enfatizou contando ainda que foi festeiro da festa do Rosário e do Divino por duas vezes.

"Preciso contar um fato que me emociona muito. Em 2019, eu e a minha esposa fizemos 50 anos casados, mas como entrou a pandemia, não deu para comemorarmos. Neste ano de 2022, resolvi juntar minha família para não passar de novo em branco e, ao invés deles me darem presente, resolvi dividir o valor que gastaria na festa com todos. Para mim foi a melhor das melhores festas. Foi muito bom! Hoje agradeço a Deus por tudo, principalmente, pela vida: gratidão. Se quando eu morrer me perguntarem se quero voltar, eu viria e faria tudo de novo. Fui e sou muito feliz", finalizou Chico da Docha.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Chico da Docha, esse senhor bem humorado que descobriu a receita mágica para viver bem e feliz.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA